quinta-feira, 19 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Campanha defende crianças e adolescentes contra abuso sexual

Representantes dos mais diferentes segmentos da comunidade participaram quarta-feira à noite, do lançamento da campanha contra o abuso e exploração sexual infanto-juvenil. Na reunião, promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos…

Representantes dos mais diferentes segmentos da comunidade participaram quarta-feira à noite, do lançamento da campanha contra o abuso e exploração sexual infanto-juvenil. Na reunião, promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, no salão de eventos da Associação Comercial e Empresarial de Jales, também foi anunciada a articulação para construção do Plano Municipal de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual Infanto-Juvenil.

O encontro que reuniu cerca de 200 pessoas, entre elas representantes de vários conselhos municipais, médicos, assistentes sociais e psicólogos é uma demonstração de que a sociedade jalesense está comprometida com esse trabalho, como afirmou o prefeito Humberto Parini. Ele lembrou que o importante, nesse momento, é discutir e aprimorar um plano de ação para que a comunidade, junto com a administração pública, posa enfrentar esse grave problema verificado no município e na região que vem preocupando até as autoridades federais, como destacou o promotor da Vara da Infância e Juventude, Eduardo Hiroshi Shintani.

O prefeito sabe que para execução desse trabalho e para enfrentar, de forma eficiente, os problemas que atingem as crianças e adolescentes no município, também vão ser necessários à liberação de recursos dos governos federal e estadual e para isso, ele estará sempre à disposição para encaminhar propostas visando criar as condições financeiras que possibilitem a agilização dessas ações.

A secretária municipal de Desenvolvimento e Promoção Social, Cláudia Moreira Bardelotti, explicou que a campanha está sendo iniciada não apenas em Jales, mas em toda a região, onde é grande a necessidade de assistência à criança e ao adolescente. Por isso, o conselho municipal resolveu fazer esse trabalho que conta com apoio do Conselho Tutelar, Secretaria de Promoção Social, Programa Sentinela, que já vem funcionando há nove meses no município, Fundo Social de Solidariedade, além dos poderes judiciário e legislativo e das polícias civil e militar, que também participaram do lançamento da campanha.

O pioneirismo de Jales na instalação do conselho municipal e depois do Consórcio dos Direitos da Criança e do Adolescente foi destacado pelo presidente do conselho, Murilo Pohl e pelo promotor André Luiz de Souza. O promotor lembrou que a legislação de Jales sobre o assunto é modelo para o país, mas precisa ser executada com uma ampla mobilização social.

No final do encontro, uma nova reunião foi programada, para o próximo dia 28 de outubro, quando deverá ser realizado um seminário, durante um dia de trabalho, para definir as ações que deverão ser implementadas e que precisam ser discutidas com a sociedade.

Notícias relacionadas