terça, 19 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Campanha de vacinação contra a Paralisia Infantil começa neste sábado em Jales

A Secretaria Municipal de Saúde de Jales já prepara a logística para a Campanha de vacinação contra a Poliomielite (paralisia infantil), que terá início neste sábado, dia 8 de junho,…

A Secretaria Municipal de Saúde de Jales já prepara a logística para a Campanha de vacinação contra a Poliomielite (paralisia infantil), que terá início neste sábado, dia 8 de junho, com previsão de encerramento no dia 21 de junho. O Dia D será na data de abertura.

A faixa etária das crianças vacinadas será de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias). Em Jales, a meta é vacinar 2.303 crianças. No estado de São Paulo, são esperados cerca 2,5 milhões do público- alvo. Essas crianças tomarão uma dose de vacina oral contra poliomielite, independente de já terem sido vacinadas anteriormente.

As doses serão aplicadas das 7h às 17h nas ESFs do Jardim Arapuã, Municipal, Oiti, Roque Viola, Uni América, São Jorge, Jacb, Paraíso, Rural, Novo Mundo e no Núcleo Central de Saúde. Este ano, além das unidades de saúde, as vacinas também estarão disponíveis na Praça João Mariano de Freitas (Praça do Jacaré).

Os pais ou responsáveis devem apresentar o cartão de vacinação da criança. A vacina é a única forma eficaz de prevenção contra a doença e a incidência de efeitos colaterais da vacinação é extremamente rara, podendo a criança apresentar apenas alguns sintomas parecidos com o da gripe.

A doença

A poliomielite ou, paralisia infantil, é uma doença infectocontagiosa causada por vírus que se instala agudamente em crianças e é caracterizada pela possibilidade de um quadro clássico de paralisia. A contaminação ocorre por via fecal-oral, ou seja, pelo contato direto com as fezes ou secreções expedidas pela boca dos infectados.

A doença não se espalha facilmente em comunidades com altas taxas de vacinação, sendo considerada erradicada no mundo e no Brasil em 1994. Para a prevenção da doença é vital que crianças menores 5 anos de idade tomem as duas as gotas da vacina Sabin, que protege contra a pólio, oferecidas gratuitamente pelo município nas campanhas de vacinação.

Notícias relacionadas