Os Ministérios da Saúde e das Cidades e o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) querem provocar uma mudança de comportamento nos motoristas brasileiros e fazer um alerta à população perto do Carnaval.
Por isso, lançam a campanha educativa Por você e pelos outros: respeite as leis de trânsito. Até o fim deste mês, cenas e situações de imprudência nas rodovias e vias urbanas vão chamar a atenção para os acidentes que ocorrem quando o motorista excede a velocidade permitida, faz ultrapassagens perigosas, utiliza o celular quando ao volante e dirige sob efeito de álcool. A campanha vai explorar os mobiliários urbanos como outdoors, busdoors, fôlderes e cartazes, além de mídia de rádio, televisão, cinema e internet.
De acordo com coordenadora da Área Técnica de Vigilância e Prevenção de Violências e Acidentes do Ministério da Saúde, Marta Alves da Silva, a educação no trânsito deve ser permanente. “O bom comportamento deve ser estimulado entre todos os condutores. Motoristas de ônibus, caminhões, taxistas e veículos de passeio precisam respeitar as leis de trânsito. A direção responsável evita lesões e mortes de motoristas, passageiros e pedestres”, explica.
Dados do Saúde Brasil 2007 – pesquisa do Ministério da Saúde que analisa as causas de mortalidade dos brasileiros –- apontam que Santa Catarina é o estado que apresenta o maior risco de morte para todos os tipos de Acidente de Transporte Terrestre (ATT) – atropelamentos, acidentes com motos e colisões de veículos. A taxa padronizada (risco de morte) em Santa Catarina é de 31,7 por 100 mil habitantes, seguido pelo Mato Grosso do Sul com 29,8 e pelo Paraná e Rondônia, com taxa de 28,1 óbitos por 100 mil habitantes.