sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Campanha de Hanseníase termina hoje

A Prefeitura de Votuporanga, por meio da Secretaria da Saúde e em parceria com a Unifev (Centro Universitário de Votuporanga), encerra hoje (31/10), a campanha de combate a Hanseníase, com…

A Prefeitura de Votuporanga, por meio da Secretaria da Saúde e em parceria com a Unifev (Centro Universitário de Votuporanga), encerra hoje (31/10), a campanha de combate a Hanseníase, com o objetivo de diagnosticar novos casos e iniciar tratamento padronizado pelo Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde (OMS).

De acordo com um balanço parcial da Secretaria de Saúde, até sexta-feira (28/10) foram registradas 150 consultas. Amanhã, quarta-feira (01/11), será divulgado o balanço oficial da campanha, cujos dados serão apresentados à DIR XX (Divisão Intergestora Regional de Saúde).

De acordo com a responsável pelo programa no município, a enfermeira Léa Bagnola Macedo, a população conseguiu entender a mensagem. “Recebemos pessoas na Secretaria, mesmo sem perceber nenhuma mancha no corpo, que estavam interessadas em saber mais sobre Hanseníase. Isso para nosso município é muito importante, já que estamos entre os prioritários e precisamos a incidência da doença”, comemora.

O tema da campanha é “Hanseníase tem cura! Quanto mais cedo o diagnóstico mais rápido será a cura!”. A proposta, como explica Lea, é conscientizar as pessoas de que é preciso procurar a ajuda média o mais rápido possível e que os serviços estão disponíveis, gratuitamente, o ano todo para a comunidade. “Nosso trabalho é mostrar importância de manterá as consultas preventivas para evitar doenças ou encontrar a cura mais rápida, assim todo o município ganha com isso”, esclarece.

Neste ano, a campanha foi desenvolvida em parceria com a Unifev, por meio dos alunos do curso de enfermagem que auxiliaram na realização dos exames, sob supervisão dos docentes. No dia 11 de novembro, outra etapa será realizada com tema “O Dia D da Busca ativa”. Neste dia as ações serão centradas nos bairros Palmeiras, Parque Guarani, São João e Matarazzo.

Continuidade
Mesmo com o encerramento nesta terça, o atendimento continuará normalmente na unidade da Secretaria, que fica na Rua Mato Grosso, 215. Portanto, pessoas que tiverem manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na pele deverão procurar a Secretaria de Saúde para fazer o exame dermatológico, primeiro passo para o diagnóstico, e aguardar os resultados. A equipe dará as orientações necessárias.

Segundo Lea, esse trabalho é desenvolvido pelo município desde março de 2003, com a implantação do ambulatório municipal que atende os pacientes suspeitos, confirma o diagnóstico e realiza o tratamento padronizado.

A equipe responsável pelo atendimento no ambulatório de Votuporanga é formada por uma enfermeira, um fisioterapeuta, uma dermatologista, uma psicóloga e uma assistente social. Todas as quartas e quintas-feiras o ambulatório executa ações que visam diminuir a incidência da Hanseníase no município.

Notícias relacionadas