A peça teatral “O Pai das Crianças somos Nós”, desenvolvida neste ano pela Secretaria de Meio Ambiente e Gestão de Serviços de Votuporanga, reuniu mais de 2,1 mil pessoas em 2006. A apresentação faz parte da campanha de educação no trânsito da Prefeitura que ocorreu em novembro e dezembro deste ano em oito Centros de Educação Municipais.
O projeto conta com o apoio também do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e da Secretaria da Educação e Cultura. As escolas onde ocorreram as apresentações foram a “Maria Martins e Lourenço”, “Benedito Israel Duarte”, “Faustino Pedroso”, “Valdir Gonçalves de Lima”, “Maria Izabel Martins de Oliveira”, “Irma Pansani”, “Neyde Tonanni Marão” e “Anita Liévana Camargo”.
Segundo o diretor do Departamento de Trânsito e Serviços Urbanos, Marcelo Marin Zeitune, a campanha é um convite à criança como futura motorista e atual usuária do trânsito. “Um verdadeiro teste de conhecimento para os alunos da rede municipal de ensino”, afirma.
A peça, desenvolvida pelo Senac com alunos do Projeto Menor Aprendiz, e escrita e dirigida pelo professor Gigio Mantovani, representa um dos mais antigos programas de auditórios com perguntas e respostas. Para aqueles que não souberem responder, levam “torta na cara”. “É incrível como as crianças gostam de participar e o mais importante de tudo é o quanto elas estão realmente interessadas do assunto”, orgulha-se.
Zeitune diz ainda que estão todos aprovados quando se trata do tema educação no trânsito. “Os estudantes acertavam todas as perguntas”, completa. Ele adianta que o projeto continuará em 2007. As escolas que tiverem interesse em agendar datas de apresentações devem entrar em contato com o Departamento de Trânsito da Secretaria pelo 3422-4707.