Com o objetivo de combater a automedicação, a Prefeitura de Valentim Gentil, por meio do Departamento de Saúde, em parceria com o Tiro de Guerra, de Votuporanga, realizou na manhã do último sábado, dia 16, o 3º Arrastão de Medicamentos, que mobilizou mais de 25 pessoas para coletar junto às residências da cidade, os remédios que não eram mais utilizados ou que estavam com o prazo de validade vencido.
Segundo a assessora de Saúde, Neusa Vicente, os remédios arrecadados estão agora passando por uma triagem, com o apoio dos funcionários do Departamento Municipal, visando selecionar medicamentos ainda em condições de uso, separar para descarte os que estão com prazo de validade expirado ou sem condições adequadas de utilização e assim, dar destino correto ao material arrecadado, uma vez que a campanha visa despertar nas pessoas a consciência quanto aos males da automedicação, incentivando-as para que procure atendimento médico ao invés de adquirir remédios por conta própria.
Ainda de acordo com a assessora, a referida campanha foi um sucesso. “Mais importante do que a arrecadação em si foi o despertar das pessoas para um olhar diferente quanto aos medicamentos, principalmente, aos armazenados em casa”, destaca.
A coleta dos medicamentos foi realizada pelos atiradores do Tiro de Guerra, que tiveram todo o suporte e orientações dos representantes do setor da Saúde.
A expectativa de atingir um significante número de residências da cidade foi alcançada. Esta ação terá continuidade durante todo o ano, pois a população poderá entregar os remédios na Unidade de Saúde, que continua a realizar a campanha de forma permanente.
Riscos com a automedicação!
Segundo explicações de Cintia Belei, farmacêutica da Unidade de Saúde, o problema da “farmácia caseira” é a facilidade do paciente de automedicar-se, sem a orientação de um profissional de saúde. “Os medicamentos ocupam o primeiro lugar entre os agentes causadores de intoxicações em seres humanos”, acrescenta.