A Prefeitura de Valentim Gentil, através do Departamento de Saúde, realizou recentemente uma campanha voltada à conscientização da população sobre o uso adequado do setor de ambulâncias, mediante ao serviço 192.
De acordo com a assistente social do Departamento, Rosana Segura, a campanha foi divulgada na emissora da rádio comunitária local e nas escolas, antes do recesso do mês de julho.
O objetivo da referida campanha visa esclarecer as dúvidas da população e também orientar as pessoas, principalmente as crianças, a não usarem a linha para passar trotes. Algumas pessoas também confundem o serviço, restrito para casos de urgência, com o sistema adotado para o transporte público de pacientes que passam por consultas em outras cidades, que precisa de agendamento prévio.
“É importante ressaltar que esse serviço foi criado para melhorar o atendimento do cidadão, mas depende da colaboração da sociedade, portanto deve ser acionado exclusivamente em casos de emergência”, explica Rosana.
A assistente acrescenta que muitas pessoas, por desconhecimento, acionam esse tipo de atendimento sem necessidade, o que acaba prejudicando o socorro de vítimas em estado grave.
Serviço 192
Pouco mais de dois anos foi implantado o atendimento 192 para o setor de ambulâncias de Valentim Gentil. A iniciativa funcionada da seguinte maneira: em caso de uma urgência, o socorro deve ser pedido pelo telefone em questão, que atende chamadas de qualquer aparelho.
Desta forma, uma ambulância é enviada rapidamente e o paciente levado para a Unidade de Saúde, podendo ser encaminhado para outra unidade, se houver necessidade. O serviço é de graça, 24 horas, e funciona de qualquer ponto da cidade, inclusive da zona rural.
Agendamento de consultas
O agendamento do transporte para consultas de especialidades fora de Valentim, como as realizadas em Votuporanga, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto e até São Paulo, deve ser feito diretamente no setor de ambulâncias e não pelo telefone.
Nove veículos fazem o atendimento de toda a demanda da cidade, que possui pouco mais de 11 mil habitantes. O setor de ambulâncias fica localizado à rua Benedita Terra Pimentel, nº 734, Centro.