Em silêncio, os ambulantes retiraram suas barracas da Praça da República, sábado, por volta das 14 horas. A mudança para a Galeria Popular, determinada pela Prefeitura para o cumprimento de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado durante a gestão do ex-prefeito Félix Sahão Júnior, foi pacífica e contou com funcionários do Poder Executivo para a remoção das estruturas.
Ao todo, 12 ambulantes estavam com a documentação regularizada e prontos para se instalar no ‘Shopping’, os outros terão que esperar pela licitação.
De acordo com Thiago Sigoli Pardo, que aguarda a liberação de seus documentos, a pressa é grande. “Não tenho onde trabalhar, pois a Prefeitura não regularizou minha documentação. Eu preciso do dinheiro para comer e tratar meus filhos. No meu caso, falta anexar o antecedente criminal que estou esperando há dois meses. Acredito que no dia 15 terei o papel em mãos, mas até lá as contas continuarão vencendo. Após a entrega da documentação eles (Prefeitura) vão decidir se aprovam ou não. Até lá quem vai sustentar meu filho? O Macchione?”, indagou.
Durante a mudança, a maioria dos camelôs demonstrou não saber o valor que irão pagar à Prefeitura quando se efetivarem no novo local.
“Há 14 anos tenho barraca na praça. Agora, com a retirada, é só tristeza. Se a gente for contra, é pior. Não sei o que fazer, estou perdida”, disse Fátima Davi Barbosa.
Há 11 anos na Praça da República, Francisco Ismar Souza passará, amanhã, a trabalhar na Galeria.
“Eu estava habituado num lugar e de uma hora para outra muda. Além de perder fregueses habituais, há aqueles clientes de passagem. Segunda-feira irei ligar para a Companhia para ligar a luz e comprar cadeado. Estou com medo de não conseguir pagar a taxa que a Prefeitura quer, pois até agora não fui informado sobre o valor. Sei apenas pelos jornais que será em torno de R$ 80 a R$ 100”, disse.
Agilidade
De acordo com Cidimar Porto, substituto da Secretaria de Desenvolvimento, a retirada dos ambulantes ocorreu normalmente. “O Shopping Popular está pronto desde quinta-feira para adequar os ambulantes, mas eles preferiram esperar até o último dia para se mudar. A Prefeitura tem feito força tarefa para liberar os processos o quanto antes para que eles possam se instalar no local”, disse.
Segundo informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura, seis ambulantes poderão mudar na próxima semana para a Galeria. Os demais dependem da expedição de antecedentes criminais para entregar a documentação completa.