sábado, 21 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Câmara vota crédito especial de R$ 1,5 milhão

A Câmara Municipal de Votuporanga realiza nesta segunda-feira (15), a partir das 18 horas, mais uma sessão ordinária, quando serão apreciados projetos e proposituras. Do Poder Executivo, será votado o…

A Câmara Municipal de Votuporanga realiza nesta segunda-feira (15), a partir das 18 horas, mais uma sessão ordinária, quando serão apreciados projetos e proposituras. Do Poder Executivo, será votado o projeto de lei que prevê a abertura de crédito adicional suplementar no valor de R$ 1,5 milhão. De acordo com as explicações do prefeito Carlos Eduardo Pignatari, “os recursos referentes aos créditos solicitados serão destinados à suplementação nas diversas secretarias para cobrir despesas como energia elétrica/iluminação pública, serviço de telecomunicações, transporte, limpeza e conservação, conservação de bens imóveis, transporte de alunos e outras”.

Leite humano
De autoria do vereador Luiz Alberto Dias Zambon (PSB), será votado projeto de lei que propõe incentivos às mães quanto à doação de leite humano. O projeto institui o Dia Municipal de Doação de Leite Humano, a ser comemorado anualmente todo dia 1º de outubro.

Segundo a proposta, nessa data poderão ser realizados, pelos órgãos públicos municipais, eventos objetivando estimular e conscientizar as mulheres a respeito da importância desse tipo de doação que ajuda muitos recém-nascidos em Votuporanga. Zambon diz que toda mãe oferece carinho e afeto para seu bebê, mas, nem todas conseguem amamentar, fato que requer a disposição de leite humano de outras mulheres para que seja suprida essa necessidade.

Para os bebês que necessitam do leite humano para poder sobreviver, o gesto de doação reveste-se de suma importância, pois, evita a mortalidade infantil e diversas doenças. Segundo informações do Banco de Leite Humano de Votuporanga, em 2006, foram feitos em média 63 atendimentos de mães que tinham dificuldades de aleitamento e 41 visitas para coleta de doadores. Sendo ainda que, foram coletados 22 litros e distribuídos 15 litros mensalmente. Também houve uma média de 15 doadoras para cerca de 33 receptores, “o que demonstra a dificuldade que o banco de leite tem para manter um estoque adequado”, analisa.

Do vereador Mehde Meidão Slaiman Kanso (PMDB), será votado projeto que institui no calendário oficial do município o “Dia dos Desbravadores”, a ser comemorado, anualmente, no quarto sábado de abril de cada ano.

Segundo Meidão, o Clube dos Desbravadores de Votuporanga é composto por crianças e adolescentes da faixa etária entre 10 e 15 anos, de diferentes classes sociais, cor e religião.

“Esse Clube presta relevantes serviços à comunidade”, justifica Meidão.

Notícias relacionadas