domingo, 17 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Câmara Municipal de Jales completou 63 anos

Na última segunda-feira, dia 23 de abril, a Câmara Municipal de Jales completou 63 anos de instalação. Criada, em 1949, logo após a elevação de Jales à categoria de município,…

Na última segunda-feira, dia 23 de abril, a Câmara Municipal de Jales completou 63 anos de instalação. Criada, em 1949, logo após a elevação de Jales à categoria de município, os primeiros vereadores ocuparam mandato até 31 de dezembro de 1952. O Juiz de Direito Nelson Ferreira Leite empossou os vereadores Aparecido Júlio de Carvalho, Altino Antonio de Oliveira, Aristóphano Brasileiro de Souza, Domingos Paz Landim, Hilda Elias Rochel de Souza, José Balbino dos Santos, José Batista Alves, José Manoel Ferreira, Mário Camargo, Mario José Miranda, Mario Bueno, Moacyr de Oliveira Lopes e Simão de Souza Nobre. A primeira Mesa Diretora foi eleita e composta à época por, Aristóphano Brasileiro de Souza, presidente, José Balbino dos Santos, vice-presidente, Mário José Miranda, 1º Secretário e Domingos Paz Landim, 2º Secretário.
Durante pouco mais de seis décadas, vários vereadores que passaram pela Casa, tiveram papel de destaque no cenário político. Oswaldo de Carvalho foi eleito deputado estadual, falecendo em meio ao mandato em um acidente de carro; Roberto Valle Rollemberg, também foi eleito deputado estadual, mas foi cassado pelo AI5 (Ato Institucional 5 de 13 de dezembro de 1968), e depois deputado federal por duas legislaturas, além de ter sido Secretário Chefe da Casa Civil do Governo de Orestes Quércia; Onevam José de Matos, foi deputado estadual do Mato Grosso e presidente da Assembléia Legislativa, Oswaldo Soler, depois de ser vereador por três mandatos, exerceu cargo de deputado estadual por Mato Grosso, por quase dois anos na qualidade de suplente.
Um dos projetos mais importantes desenvolvidos pela Câmara Municipal de Jales se refere à duplicação da Rodovia Euclides da Cunha (SP 320), em 1975. De autoria do vereador Lair Seixas Vieira, o projeto foi aprovado pela Casa e apresentado em Campos do Jordão, no Congresso Estadual dos Municípios. O tema da duplicação foi retomado no fim da década de 1990 por lideranças locais e regionais, culminando com uma reunião no Plenário Presidente Tancredo Neves, absolutamente lotado, já na década de 2000, com políticos de toda a região, representantes do governo estadual, deputados estaduais e federais, quando a questão foi definitivamente acertada. Depois de alguns anos e diversas reivindicações, a rodovia começou a ser duplicada em 2011, com recursos estritamente do Governo do Estado de São Paulo.
No ano em que a Câmara completa 63 anos, é presidida pelo vereador Luiz Henrique Viotto, o Macetão e tem como vereadores Aracy de Oliveira Murari Cardoso, a Tatinha, Claudir Aranda da Silva, Luís Especiato, José Roberto Fávaro, Pérola Maria Fonseca Cardoso, Osmar Pereira de Rezende, Rivelino Rodrigues, Salatiel Souza de Oliveira e Sérgio Yoshimi Nishimoto.
Para celebrar a data, novos layouts foram produzidos por Rosiane Cerverizo e Vinícius Escobar, que gentilmente e de forma espontânea, colaboraram com a produção das peças para as páginas da Câmara Municipal de Jales nas redes sociais Facebook e Twitter.

Notícias relacionadas