O Portal da Câmara dos Deputados para as crianças, o Plenarinho, divulgou nesta terça-feira o resultado da seleção de projetos e escolas para o Câmara Mirim 2008. Neste ano, o Plenarinho recebeu a inscrição de 604 projetos de lei elaborados por alunos do ensino fundamental. Desses, apenas três foram selecionados e serão debatidos e votados no plenário da Câmara por cerca de 400 deputados mirins, em uma sessão especial no dia 23 de outubro.
Os projetos escolhidos pela comissão julgadora, composta por servidores da Câmara, foram:
– “Cidadania do deficiente visual”, redigido por Stephanie Gabriele Nogueira Calixto Ferreira, de São José dos Campos (SP);
– “Erradicação de verminose em escolas”, de Eustáquio Stemler de Godói Quintão, de Belo Horizonte (MG); e
– “Primeiros socorros para empregados”, criado por Frederico Fraga Nascimento, de Guanambi (BA).
Atitude cidadã
Segundo a coordenadora do Plenarinho, Raquel Melo, o projeto Câmara Mirim oferece uma oportunidade para a criança aprender sobre cidadania, atividade parlamentar e a importância do Poder Legislativo para a sociedade brasileira. “A participação das crianças no debate sobre questões propostas por elas mesmas possibilita uma vivência real da prática democrática. Além disso, o evento prepara os pequenos a ter uma atitude cidadã frente aos problemas nacionais que os afetam”, observa.
Os autores dos três projetos de lei selecionados receberão passagem aérea e hospedagem para vir a Brasília defender suas propostas na tribuna. A Câmara Mirim reunirá em plenário alunos de oito escolas públicas e privadas, além de representantes de Câmaras Mirins de Vereadores. Tanto os colégios quanto as Câmaras Mirins participaram de um sorteio e deverão custear as próprias despesas. Os cerca de 400 parlamentares mirins ocuparão as cadeiras dos deputados federais e terão os nomes inscritos no painel eletrônico.