A Câmara dos Deputados lança nesta terça-feira (19) o livro Da Matéria à Invenção, que analisa o contexto cultural e político em que as primeiras obras do arquiteto Oscar Niemeyer foram produzidas, entre 1938 e 1955, em Minas Gerais. O lançamento está marcado para as 19 horas, no plenário 3.
A publicação, de 528 páginas, resulta de pesquisa de mestrado do arquiteto e servidor da Câmara Danilo Matoso Macedo, realizada na Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais.
O livro também será lançado na Casa do Baile, em Belo Horizonte, em 13 de setembro. A obra é a primeira de uma série de publicações da Câmara em homenagem ao arquiteto, que completou 100 anos de vida em 2007.
O trabalho se concentra na análise minuciosa de desenhos, características espaciais e construtivas das 27 obras apresentadas em cores. O autor deu atenção especial a textos originais de Niemeyer e de outros profissionais envolvidos. Do Hotel de Ouro Preto (1938) à Biblioteca Pública Estadual em Belo Horizonte (1955), são investigados os elementos definidores dessa etapa da arquitetura de Oscar Niemeyer, marcada pelo uso abundante de materiais e cores, antecedendo sua fase mais sintética – iniciada com os trabalhos de Brasília a partir de 1957.
Ilustrações inéditas
O livro Da Matéria à Invenção traz um conjunto de mais de 1.100 figuras que ilustram fartamente a arquitetura de Niemeyer. Poderão ser vistos pela primeira vez em uma publicação desenhos de obras conhecidas, como a planta da Igreja da Pampulha, além de projetos esquecidos do público em geral e mesmo de pesquisadores especializados, como a sede do Banco do Brasil em Juiz de Fora.
Mais informações podem ser obtidas na Editora Câmara dos Deputados
-Centro de Documentação e Informação (Cedi) – pelo telefone (61) 3216-5802, pelo fax (61) 3216-5810 e pelo e-mail publicacoes@camara.gov.br.