segunda, 18 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Câmara de Mediação e Arbitragem marca primeiras audiências

A CMAF (Câmara de Mediação e Arbitragem de Fernandópolis), um serviço recentemente inaugurado pela ACIF (Associação Comercial e Industrial de Fernandópolis), começa a realizar audiências nas próximas semanas. Já são…

A CMAF (Câmara de Mediação e Arbitragem de Fernandópolis), um serviço recentemente inaugurado pela ACIF (Associação Comercial e Industrial de Fernandópolis), começa a realizar audiências nas próximas semanas.

Já são 16 procedimentos agendados pela Câmara. Nove audiências são de conciliação e acontecerão junto à Unicastelo, em convênio com a Justiça Pública. Já outros sete são de mediação ou arbitragem e serão feitos na sede da CMAF, que fica no primeiro andar do prédio da ACIF.

Segundo Luciana Toledo, secretária executiva da CMAF, um convênio está sendo firmado entre a Câmara e a Justiça Pública para que todos os casos de conflitos envolvendo empresas sejam encaminhados para o novo serviço da ACIF. “A rapidez na resolução do caso e os métodos utilizados são muito vantajosos para a resolução de conflitos envolvendo empresas. Os processos têm até 180 dias para serem resolvidos pela Câmara, o que acaba se tornando uma economia de tempo e investimento financeiro para os envolvidos. Ao mesmo tempo, a Câmara oferece a possibilidade de aliviar a Justiça Pública do grande número de processos”, completa Luciana Toledo.

A secretária executiva lembra ainda que os casos de mediação e arbitragem resolvidos na Câmara correm em completo sigilo, o que evita a exposição das partes no decorrer do processo. Além disso, por meio dos métodos extrajudiciais de resolução de conflitos, as partes negociam diretamente para chegar a um acordo final, não havendo desgaste excessivo nas relações entre elas.

“Muitos empresários estão procurando a CMAF para conhecer melhor o serviço e têm optado pela Câmara para a resolução de conflitos. Estamos à disposição para esses esclarecimentos e para a orientação das empresas que queiram utilizar o serviço”, ressalta Luciana Toledo.

Em Fernandópolis, o projeto é fruto de uma parceria entre a ACIF – que é a entidade gestora do projeto –, a CACB (Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil), a Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo) e a CBMAE (Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem Empresarial). O projeto conta ainda com o apoio efetivo do Poder Judiciário, do Sincomércio, do Sindicato Rural de Fernandópolis, da FEF, da Unicastelo, da OAB-SP e do Sebrae.

As primeiras audiências marcadas pela CMAF já utilizarão os serviços dos 32 mediadores e árbitros formados em curso ministrado na ACIF. Devido ao grande interesse de profissionais de diversas áreas em também se tornarem mediadores e árbitros, a CMAF estuda a realização de um segundo curso de formação em breve. Já há lista de espera para o curso.

Serviço oferecido pela ACIF vai realizar 9 audiências de conciliação e 7 de mediação nas próximas semanas.

Mais informações sobre a CMAF e esclarecimentos quanto a mediação e arbitragem podem ser obtidos pelo telefone (17) 3465 3555, ou na sede da Câmara, na Av. Primo Angelucci, 135, primeiro andar.

Notícias relacionadas