Vereadores da Câmara Municipal de Fernandópolis votam na sessão desta terça-feira, dia 5, Moção de Repúdio à concessionária de energia elétrica “Neo Energia Elektro”. A manifestação negativa foi proposta pelo presidente Gustavo Pinato e acompanhada pela maioria dos vereadores.
Uma Moção de Repúdio é um dos atos mais negativos que uma autoridade política pode se manifestar em desfavor a uma pessoa ou empresas pelos péssimos serviços prestados a comunidade fernandopolense. A Justificativa está baseada nas séries de eventos provocados pela Elektro que causaram transtornos a população.
Foram frequêntes picos, quedas de energia e apagões que até deixaram mais de 70% da cidade sem fornecimento de água pela falta de energia elétrica. O destaque na Moção de Repúdio é pelo pouco investimento, precariedade e falta de manutenção na rede.
O aumento no número de bairros e o crescimento na demanda por energia elétrica não foram sustentados pela Elektro, mesmo ter anunciado algumas melhorias, sendo insuficientes para a sustentabilidade da cidade.
O ápice do descaso ocorreu no final do mês de setembro quando da necessidade de uma força tarefa para ligações em 219 casas populares, péssimo atendimento no escritório da concessionária que fecha no horário de almoço, deixando de atender os clientes em único horário disponível ao trabalhador e as recentes quedas de energia registradas em um único final de semana.
REQUERIMENTO
GUSTAVO RUY PINATO, AILTON JOSÉ DOS SANTOS, APARECIDO MOREIRA DA SILVA, CLAUDENILSON ALVES DE ARAÚJO, DANIEL TRÍDICO ARROIO, EVERALDO LISBOA DA SILVA, JANAÍNA ANDRADE ALVES, JEFERSON LEANDRO DE PAIVA, JOÃO LUIZ GARCIA GOMES FILHO, JOÃO PAULO SALES CANTARELLA, JOÃO PEDRO DA SILVA SIQUEIRA, JULIO CESAR DE OLIVEIRA CEBIN e MURILO MARTINS JACOB FILHO, Vereadores com assento nesta Egrégia Câmara Municipal, no exercício de suas atribuições legais e em conformidade com normas regimentais, vêm à ilustre presença de Vossa Excelência para REQUERER, ouvido o douto Plenário, a apresentação de MOÇÃO DE REPÚDIO à empresa ELEKTRO ELETRICIDADE E SERVIÇOS S.A., em manifestação contra à péssima qualidade dos serviços prestados pela nominada concessionária de energia elétrica que atua no município de Fernandópolis (SP), tendo em vista as constantes interrupções não programadas do fornecimento de energia elétrica nas redes de distribuição da cidade, inúmeros e recorrentes “piques de energia elétrica”, especialmente na área central, com interrupção do fornecimento ou, mais frequentemente, a ocorrência de oscilações da tensão da rede em diversos horários do dia, sendo mais usual a diminuição da voltagem da energia, bem como contra o atendimento presencial deficiente fornecido aos consumidores na loja da Elektro estabelecida no município, ambos serviços criticados pelos munícipes, motivando abundantes e reiteradas reclamações, tendo em vista os prejuízos financeiros e demais transtornos causados pela precariedade e ineficiência dos serviços e atendimento presencial prestados pela concessionária dos serviços de energia elétrica.
Requer, ainda, que seja oficiada a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), autarquia vinculada ao Ministério de Minas e Energia, responsável pela fiscalização do serviço público de energia elétrica, objetivando garantir a prestação de serviços de qualidade, a fim de dar conhecimento da presente moção de repúdio.
JUSTIFICATIVA
As reclamações da população de Fernandópolis com relação ao ineficiente atendimento presencial aos consumidores e à péssima qualidade dos serviços prestados ao município pela empresa ELEKTRO ELETRICIDADE E SERVIÇOS S.A., são relatadas com frequência aos vereadores e divulgados pela imprensa local e regional, cujas copias das notícias encaminhamos anexas.
A loja da empresa, que presta atendimento presencial aos consumidores do município, não funciona no horário de almoço da maioria da população, dificultando sua utilizando pelas pessoas que cumprem jornadas de trabalho em horário comercial.
O atendimento deixa a desejar no relacionamento da empresa com os consumidores, deixando de atender as expectativas e necessidades de seus clientes. A comunicação não é eficiente, faltando clareza e simplicidade, somados ao longo período de espera pelo atendimento, tendo em vista a quantidade insuficiente de funcionários em comparação a grande quantidade de clientes a serem atendidos.
Outra reclamação continuada dos munícipes a respeito da Elektro é sobre a qualidade dos serviços prestados à população no fornecimento de energia elétrica, considerado “precário e de péssima qualidade”, conforme noticiado pelo site de notícias mais acessado na cidade e região, cuja manchete que fala sobre o assunto enuncia que a “Elektro tem uma das piores prestações de serviço em Fernandópolis”.
Os serviços prestados pela concessionária em questão também já foi assunto em diversas sessões da Câmara Municipal de Fernandópolis, dando voz às reclamações dos munícipes e dos problemas vivenciados pelos próprios parlamentares na condição de moradores e também consumidores dos serviços de energia elétrica.
As constantes interrupções não programadas do fornecimento de energia elétrica, bem como os inúmeros e recorrentes “piques” de energia causando oscilações da tensão da rede e a diminuição da voltagem da energia elétrica tem sido o principal motivo de protestos da população, especialmente dos comerciantes estabelecidos na área central do perímetro urbano, cujo comércio tem sido prejudicado por tais falhas na transmissão da energia elétrica aos imóveis comerciais e residenciais.
Especialistas da área apontam que o problema reside na pouca carga de energia elétrica fornecida pela empresa Elektro em comparação com o consumo que o município demanda e o crescente aumento do número de consumidores, sendo necessário a ampliação da subestação localizada em Fernandópolis, com vistas ao aumento de sua capacidade de fornecimento de energia, em razão do crescimento da cidade, pois no últimos anos foram abertos muitos loteamentos novos, com a respectiva construção inúmeras residências, além da abertura de novas empresas, tanto comerciais como industriais.
Há também a preocupação quando ocorrer o início de funcionamento do novo Distrito Empresarial, que em breve abrigará outras tantas empresas comerciais e industriais, as quais necessitam e consumirão muito mais energia elétrica e, não sendo possível o funcionamento delas, trará grande prejuízo financeiro a seus proprietários, sobretudo ao município.
Dessa forma, faz-se necessário a resolução urgente e imediata dos problemas aqui apontados, em razão de a Elektro ser concessionária de serviço público, portanto, responsável pelo fornecimento de energia elétrica com qualidade, a fim de garantir o funcionamento das empresas estabelecidas em nossa cidade, bem como de todas as residências, possibilitando o crescimento do município, ao invés de impedi-lo, cumprindo seu compromisso com o interesse público e com seu dever de entregar energia elétrica ao usuário final com regularidade, continuidade, segurança, atualidade e qualidade dos serviços e do atendimento prestado aos consumidores, conforme determina no contrato de concessão assinado com a Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, que, da mesma forma, define penalidades para os casos em que a fiscalização da ANEEL constatar irregularidades.
Fernandópolis, 28 de setembro de 2021.