Por 14 votos favoráveis e dois contrários foi aprovado o projeto de lei nº 285/05 de autoria do vereador Jair Afonso (PMDB), na última sessão ordinária da Câmara de Rio Preto, que institui no município o cargo de professor adjunto.
De acordo com Afonso a criação ocorreu devido a mudança de nomenclatura, ou seja, os monitores das creches, agora são ‘denominados’ como professores adjuntos. “É um reconhecimento ao trabalho desses monitores. Em reunião com o prefeito Edinho Araújo e com a secretária de Educação, Duda Laguna, optamos por esse acerto. Em fevereiro de 2007, outra discussão será realizada para definirmos a diminuição da carga horária e a remuneração desses trabalhadores”, concluiu.
Para Renata Passarin Sigristi, coordenadora de creche, a aprovação foi uma grande conquista. “Nós tivemos um enorme ganho. Esses profissionais serão poupados principalmente de um grande desgaste emocional, pois a carga horária é estressante”, avaliou.
Os parlamentares Emanuel Pedro Tauyr (PFL) e João Paulo Rillo foram contra a aprovação da proposta. “Essa prerrogativa é do Executivo, não cabe ao legislativo esse tipo de projeto. Uma proposta sem sentido, justa, obviamente, mas é função do Executivo”, argumentou Rillo.