Apesar de a previsão indicar que o calor quase insuportável continua na próxima semana, o meteorologista Bruno Maon, disse que há condições de chuva entre terça (24) e quarta-feira (25) e que o tempo ficará mais ameno.
De acordo com o Cptec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), Araçatuba registrou 41ºC.
“O calor deve diminuir bastante ao longo da próxima semana”, afirmou. Segundo ele, a região deve receber pancadas de chuva, mas que podem ser fortes.
Segundo o site Clima Tempo, a presença de uma frente fria próxima ao litoral paulista está estimulando a formação de áreas de nuvens carregadas em várias regiões do estado. Em algumas cidades, a frente fria já deve chegar nesta quinta (19) e sexta-feira (20).
POEIRA E FULIGEM
Mesmo com o calor bastante elevado em todo o estado de SP, o dia amanheceu e permaneceu nublado nesta quinta-feira (19).
O sol foi escondido por nuvens nas regiões de Araçatuba e Rio Preto, mas, mesmo assim, o tempo continuou abafado e muito quente em todo o noroeste paulista.
De acordo com o especialista, a causa do tempo fechado é o conjunto de queimadas registradas do centro-oeste brasileiro, trazida pelos ventos que sopram em camadas mais altas da atmosfera.
Algo parecido aconteceu há algumas semanas, quando foram registrados vários focos de incêndio no norte do País, mais precisamente na Amazônia.