As fortes chuvas devem voltar em todo o estado de São Paulo a partir da próxima sexta-feira (19/1). Porém, o calor de mais de 30°C continua até o fim de semana, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Nesta quinta-feira (18/1), a temperatura pode atingir até 35°C na capital paulista. Na região metropolitana, a máxima prevista é de 34°C. O interior paulista segue na mesma faixa, entre 34°C e 36°C.
No litoral paulista a previsão é de ainda mais calor. Em São Sebastião, na costa norte do estado, a temperatura pode atingir até 37°C. Em Santos, no litoral sul, a máxima está prevista para 39°C.
Durante esse período, a previsão do instituto é de que aconteçam chuvas isoladas, no fim da tarde e início da noite. Mas a partir de sexta-feira (19/1), podem voltar as tempestades em todas as regiões do estado, com pancadas de chuva e trovoadas, até o próximo domingo (20/1), de acordo com o Inmet. A temperatura deve sofrer uma leve queda, ficando na faixa de 29°C e 32°C de máxima.
Efeitos das chuvas
No último sábado (13/1), a chuva voltou a provocar desastres e transtornos para a população paulista. Foram duas mortes na região metropolitana, além de alagamentos, queda de árvores e a suspensão de pousos no aeroporto de Congonhas, na capital.
Um menino de seis anos morreu após ter sido arrastado por uma enxurrada que se formou na Estrada das Marrecas após as fortes chuvas que atingiram a cidade de Juquitiba, na Grande São Paulo.
Na noite de sexta (12/1), um homem de 48 anos morreu após ter a casa atingida por um deslizamento de terra em São Bernardo do Campo, no Grande ABC. Segundo o Corpo de Bombeiros de São Paulo, o deslizamento ocorreu por volta das 23h, na Rua Odair Vieira. A vítima foi resgatada já sem vida.