Os últimos dias do verão devem ser marcados pelo retorno da chuva, um pouco mais expressiva, no estado de São Paulo. A estação termina na quarta-feira (20/3). Na quinta-feira (21/3), primeiro dia do outono, o calorão deve perder intensidade no estado com a chegada de uma frente fria.
Enquanto as temperaturas não caem, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém o alerta de grande perigo em parte do estado. O órgão afirma que há risco à saúde por causa de temperaturas 5ºC acima da média por um período maior do que cinco dias.
O alerta, válido até as 18h desta segunda, abrange as regiões de Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Bauru, Piracicaba, Ribeirão Preto, Araçatuba, Marília, Araraquara, Itapetininga, Assis e Campinas, no interior paulista.
Frente fria à vista
Na capital, o forte calor ainda será observado nos próximos dias com temperatura bem acima da média, de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da prefeitura de São Paulo. A chegada de uma frente fria na quinta-feira (21/3), que deverá pôr fim à onda de calor observada nos últimos dias.
A segunda-feira (18/3) começou com muitas nuvens na madrugada e termômetros em média na casa dos 22°C. A temperatura máxima atinge os 32°C com taxas mínimas de umidade do ar acima dos 50%. Há previsão de chuva moderada a forte, acompanhadas de trovoadas, raios, rajadas de vento e eventualmente queda de granizo.
Na terça-feira (19/3) o cenário atmosférico não deve sofrer mudança significativa. Temperatura mínima na madrugada em torno dos 23°C e céu com poucas nuvens no período da manhã. A presença de áreas de instabilidade provoca pancadas de chuva de moderada a forte intensidade entre a tarde e o início da noite com potencial para a formação de alagamento. Os índices de umidade variam entre 45% e 95%.
Na quarta-feira (20/3), começa oficialmente o outono no hemisfério sul às 00h06. O dia será marcado por pouca nebulosidade, predomínio de sol e pancadas isoladas de curta duração à tarde. As temperaturas variam entre mínima de 23°C e máxima ao redor dos 32°C, enquanto as menores taxas de umidade permanecem acima dos 50%.