Uma peça íntima de algodão que pertenceu à rainha Vitória do Reino Unido foi leiloada neste sábado (11) pelo valor recorde de 17,2 mil euros na casa Chippenham Auction Rooms, no condado inglês de Wiltshire.
A peça – de cor branca e com uma cintura de 114 centímetros, que reflete o tamanho da soberana – foi a estrela de um leilão no qual figuravam outros artigos de seu vestuário e o de uma de suas filhas, a princesa Alicia, como camisões, meias e chapéus.
Todas as peças, procedentes do Museu do Mundo de Ontem do condado inglês de East Sussex, levam o selo “VR”, de Victoria Regina, segundo confirmou Richard Edmonds, um dos leiloeiros.
Edmonds assinalou que a quantia de 17,2 mil euros, aproximadamente 60 mil reais, é a maior jamais paga “por uma peça íntima” da rainha Vitória e acrescentou que a compradora é uma colecionadora particular.
O porta-voz assegurou que a calcinha, que teria sido elaborada no final da década de 1890, está em condições “excelentes”, pois foi conservada em um armazém com a temperatura controlada.
“Este leilão despertou grande interesse e a sala estava cheia de possíveis compradores e espectadores curiosos”, contou Edmonds.
O especialista destacou que, embora sejam frequentes os leilões de objetos do vestuário da rainha Vitória, é raro que as peças estejam em tão boas condições.