terça, 7 de janeiro de 2025
Pesquisar
Close this search box.

Caixa lança linha de crédito para caminhoneiros autônomos

A Caixa Econômica Federal lançou nesta 6ª feira (4.fev.2022) nova linha de crédito para caminhoneiros, o Giro Caixa Transportes. A linha é exclusiva para a antecipação de frete e terá…

A Caixa Econômica Federal lançou nesta 6ª feira (4.fev.2022) nova linha de crédito para caminhoneiros, o Giro Caixa Transportes. A linha é exclusiva para a antecipação de frete e terá taxas de juros a partir de 1,99% ao mês.

O mecanismo de empréstimo permitirá caminhoneiros autônomos tomarem dinheiro com até 120 dias de antecedência para bancar os custos do transporte do frete. A nova linha já está disponível, segundo a Caixa. O banco público espera que a modalidade beneficie toda a cadeia de transporte rodoviário de carga.

“O que a gente anunciou é algo extraordinário. Porque antes esses caminhoneiros, como eles não tinham esse recebível, tomavam dinheiro a 10%, 15% ou 20% ao mês. Quando eles começam a tomar a partir de 1,99%, isso é o que a gente chama em economia de fato de um efeito renda”, afirmou o presidente da Caixa, Pedro Guimarães.

De acordo com a Caixa, as empresas de transporte de cargas que contratam serviço de frete a prazo poderão solicitar ao banco que antecipe seu pagamento diretamente ao caminhoneiro autônomo, que recebe o valor à vista por meio de crédito em conta no banco, inclusive no aplicativo Caixa Tem.

O valor poderá ser antecipado para os fretes com registro no sistema da Secretaria da Fazenda após a emissão do Manifesto Eletrônico Fiscal (MDF- e). O documento digital é utilizado para armazenar informações sobre a carga e os responsáveis pelo transporte.

A amortização do empréstimo será feita em parcela única, cujo vencimento será na mesma data estipulada pelo transportador no MDF-e para o pagamento do frete.

“[Esse programa] vai libertar o caminhoneiro das operações de crédito casadas que tanto subtraem renda. [ O caminhoneiro] terá oportunidade, por meio do banco digital, do Caixa Tem, a ter acesso a um capital de giro, à antecipação do seu frete com uma taxa muito pequena para executar o seu serviço que vai estar linkado ao sistema de Fazenda”, disse o Ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas.

O ministro Paulo Guedes, da Economia, e o presidente Jair Bolsonaro (PL) também participaram do evento de lançamento, realizado no Teatro Caixa Cultural, em Brasília.

Notícias relacionadas