![](https://regiaonoroeste.com/wp-content/uploads/2024/09/colombano_anuncio.jpg)
A Caixa Econômica Federal, que a partir desta segunda-feira (18) assume a gestão dos recursos e do pagamento das indenizações do Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT), começará a atender o público pelas agências físicas, mas em duas semanas vai disponibilizar um aplicativo, afirmou o presidente do banco, Pedro Guimarães.
![](https://regiaonoroeste.com/wp-content/uploads/2024/09/WhatsApp-Image-2024-09-06-at-17.47.57.jpeg)
![](https://regiaonoroeste.com/wp-content/uploads/2024/12/ESPECIALE-300-X-300.gif)
![](https://regiaonoroeste.com/wp-content/uploads/2025/01/Shopping-Banner-Regiao-Noroeste-Liquida-Verao-2025.jpg)
“O pagamento do DPVAT pela Caixa é um movimento importante para minimizar problemas, fraudes, em especial para as pessoas mais humildes”, disse o executivo, durante transmissão ao vivo pelos canais da Caixa no YouTube e no Facebook.
Segundo ele, todos os pagamentos de indenização do seguro serão realizados exclusivamente pelo Caixa Tem, o banco digital da Caixa Econômica, criado durante a pandemia para distribuir o auxílio emergencial. “Há uma grande pulverização dos brasileiros, nos lugares mais remotos, como já demonstramos pelo pagamento do auxílio”, disse Guimarães, segundo quem as contas criadas para o pagamento da indenização serão gratuitas.
![](https://regiaonoroeste.com/wp-content/uploads/2024/09/dr-pinato.jpg)
O presidente do banco contou que, em um primeiro momento, o atendimento da Caixa será feito nas agências físicas, mas que haverá um aplicativo especializado em um prazo de duas semanas, o DPVAT Caixa. “Mas as agências da Caixa estarão sempre abertas para todos os brasileiros que tenham qualquer demanda”, disse o executivo, que estima que cerca de 500 mil brasileiros tenham demandas ligadas ao seguro por ano.
![](https://regiaonoroeste.com/wp-content/uploads/2024/09/colombano_anuncio.jpg)
De acordo com Guimarães, não haverá nenhuma mudança nas regras de indenização do DPVAT. Ao descrever o caminho que o cidadão fará para receber o pagamento pela Caixa, o executivo disse que primeiro ele deverá apresentar a solicitação junto com a documentação, que será analisada e com uma resposta em até 30 dias. E o pagamento, repetiu, será pelo Caixa Tem. “Quem ainda não tem a conta receberá a conta de graça e receberá o seu pagamento por essa conta”, disse.
“Estamos fazendo isso para redução de fraudes, melhora dos beneficiários, reduzindo e eliminando intermediários e atravessadores, redução de custos. Muitas pessoas moram em lugares longes, onde não há agência de banco. Se elas podem receber pelo digital, isso é acelerado”, explicou Guimarães.
![](https://regiaonoroeste.com/wp-content/uploads/2024/09/pessoto.jpg)