Pela manhã, depois do almoço ou durante o dia de trabalho. Muito presente na vida do brasileiro, o café, entre outros benefícios já revelados pela ciência, também pode contribuir na prevenção da impotência sexual.
Foi o que indicou uma pesquisa desenvolvida pela Universidade do Texas, nos EUA, com mais de 3 mil e 700 homens, maiores de 20 anos.
De acordo com informações da emissora londrina BBC, 42% dos homens que consumem de dois a três cafés por dia, entre 85 e 170 miligramas de cafeína, relataram menos proplemas de disfunção erétil, na comparação com aqueles que não bebiam.
Isso porque a substância estimula uma série de efeitos que aumentam o fluxo do sangue para o pênis, relaxando artérias e músculos.
O benefício foi o mesmo para homens acima do peso, obesos ou com problemas de pressão alta. Apenas os diabéticos que participaram da análise não apresentaram mudanças.
Porém, quando o consumo foi acima da média estudada, a taxa recuou 3%.
Cerca de 25 milhões de homens sofrem com a impotência sexual, segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, principalmente na faixa etária entre 40 e 70 anos de idade.