A Fundação Educacional de Fernandópolis participou na última terça-feira, dia 24, da Feira de Profissões na Escola Estadual Afonso Cáfaro, em Fernandópolis. Alunos e professores da Fundação levaram equipamentos, realizaram atividades práticas e exames de saúde, com o objetivo de orientar e mostrar o leque de atuação de cada profissão.
A feira funcionou nos períodos da manhã e da noite e os alunos que cursam o ensino médio puderam esclarecer dúvidas e ter uma idéia mais clara dos caminhos que podem seguir a partir de um curso superior.
“A experiência dessa feira foi muito gratificante para os profissionais da Fundação. Foi a chance de mostrarmos tudo o que a faculdade pode oferecer aos seus universitários. Além disso, os alunos do ensino médio, que vão prestar vestibular em breve, puderam conversar com profissionais que já alcançaram sucesso em suas áreas de atuação”, comemora Uderlei Doniseti Covissi, diretor pedagógico da FEF.
Participaram da feira os cursos de graduação em Matemática, Física, Química, Serviço Social, Engenharia de Alimentos, Terapia Ocupacional, Nutrição, Enfermagem, Educação Física, Fisioterapia, Pedagogia, Economia, Engenharia Ambiental, Sistemas de Informação, Letras, Biomedicina, Farmácia, Biologia, Fonoaudiologia e Jornalismo. Também estiveram presentes equipes dos cursos técnicos em Enfermagem e Segurança do Trabalho, além dos cursos tecnológicos de Estética e Cosmetologia e Produção Sucro-Alcooleira (cursos de graduação de curta duração).
Dentre as várias atividades desenvolvidas no evento, os alunos de Serviço Social, acompanhados pela professora Fabíola Falcoski, fizeram a divulgação do projeto “Arte de Educar”. Já a equipe de Engenharia de Alimentos levou tipos variados de barras de cereais desenvolvidos por pesquisadores da Fundação.
Os alunos que visitaram a feira também participaram de exercícios lúdicos, como atividades em jump e step (monitorados por universitários da Educação Física), e de música, com a equipe da Pedagogia. No stand de física, os jovens puderam aprender um pouco sobre energia estática com o divertido Gerador de Van der Graaff, aparelho que arrepia os cabelos de quem se aproxima.
Os cursos de saúde mostraram na prática um pouco do que os profissionais podem realizar no mercado de trabalho. A Fonoaudiologia realizou exames de audiometria, enquanto futuros enfermeiros verificaram a pressão dos participantes. Biomedicina e Farmácia realizam exames de anemia e a Fisioterapia realizou breves sessões diagnósticas e de massagem.
Enquanto a feira acontecia, a equipe de Jornalismo realizou entrevistas e imagens do evento, logo depois editando um vídeo com tecnologia digital para que todos os presentes acompanhassem uma das áreas de atuação do profissional de comunicação. Na Biologia, o projeto de Paleontologia levou exemplares de fósseis, mostrando que a pesquisa científica também é um setor interessante para se investir.
O stand de Engenharia Ambiental também chamou a atenção de quem passava pelo local. Juliane Prina, aluna do quinto semestre do curso, explica que dentre vários materiais que o grupo levou para a feira, despertou o interesse dos estudantes uma série de animais embalsamados e expostos no local. “Trouxemos essas peças em parceria com a Polícia Ambiental. São animais que foram atropelados, pois estavam fugindo pela escassez de vegetação, procurando seu habitat natural, cada vez mais raro”, disse. Elton Nubiato, também do quinto semestre de Engenharia, elogiou a organização da feira, que ajudou na divulgação das profissões. “No nosso caso, pudemos falar sobre preservação ambiental e como o engenheiro ambiental atua para modificar essa realidade”, completa o estudante universitário.