A E.E. Afonso Cáfaro estará mais uma vez representando as escolas públicas da região de Fernandópolis neste ano.
A 15ª edição da FEBRACE acontecerá de 20 a 24 de março de 2017, no campus da Universidade de São Paulo.
Desde 2003, a FEBRACE tem descoberto novos talentos e gerado oportunidades. Sua história é composta por alunos, professores, pais e escolas que juntos mostram à sociedade brasileira que aprendem a aprender, que podem querer e que podem fazer.
O PEI – Programa de Ensino Integral valoriza a educação por investigação em todas as áreas do conhecimento e estimula as práticas experimentais em laboratórios com base nas diretrizes que o fundamentam e proporciona ao estudante a ampliação de suas competências na área de investigação e compreensão, analisando criticamente os diferentes fenômenos, além de levantar hipóteses que os expliquem e propõe iniciativas para mudar a realidade observada.
O que é evidenciado na escola durante a FIAC (Feira Interna Afonso Cáfaro) desde 2013 e MOSTRAFER (Mostra de Ciência e Tecnologia de Fernandópolis e Região) a partir de 2016.
Desde 2015 estudantes da E.E. AFONSO CÁFARO participam da FEBRACE (Feira Brasileira de Ciências e Tecnologia) e neste ano de 2017 estarão representando nossa cidade e região com dois projetos: Introdução do triturado de pet na produção da massa de construção, desenvolvido pelo pesquisador Guilherme Barbosa Marcondes e orientado pelo professor Márcio Hernandes; O Jovem Infrator – Impacto do “Toque de Acolher” das estudantes Rebeca Eliana da Silva Carvalho e Mariana Ramos da Silva, orientado pelo professor Juliano Furtado Teodoro.
Como eles chegaram lá!
Existem duas maneiras para estudantes conquistarem seu espaço na FEBRACE, a feira de amplitude nacional tem afiliadas regionais.
Em Fernandópolis a 1ª edição da MOSTRAFER ( Mostra de Ciência e tecnologia de Fernandópolis e Região) garantiu a Guilherme Marcondes da E.E. Afonso Cáfaro (vencedor na categoria Ensino Médio) a oportunidade de representar a região de Fernandópolis na feira, porém ele não estará sozinho, as jovens pesquisadoras Rebeca Carvalho e Mariana Ramos também da Escola Cáfaro enviaram seu projeto para avaliação da comissão organizadora da USP.
As estudantes foram selecionadas na modalidade submissão direta e reforçam a equipe de finalistas da Escola Fernandopolense que vão apresentar seus projetos de iniciação científica no Campus da USP em São Paulo no mês de março.