O CAEFA (Centro de Apoio à Educação e Formação do Adolescente) atua desde 1970 na capacitação de jovens que estão em situação de vulnerabilidade social econômica e que optaram pelo caminho do trabalho e do estudo ao invés da marginalidade. A entidade é mantida pelo Rotary Club Fernandópolis e reconhecida por rotarianos de outros países como instituição séria e comprometida na formação do adolescente cidadão.
É por meio do programa Aprendiz do CAEFA que o jovem tem a oportunidade de reunir requisitos básicos e ser inserido no mercado de trabalho. O programa se constitui ainda de uma política social, pois o jovem só pode ser um aprendiz do CAEFA se tiver rendimento escolar satisfatório, bom relacionamento com a família e conduta cidadã na comunidade onde convive.
Anualmente, o CAEFA abre inscrições para a inclusão de novos aprendizes. Hoje, a entidade conta com 180 adolescentes em formação. “Realizamos um processo de seleção com cuidado, valorizando o esforço e vontade do jovem e formando turmas com perfis que atendam a demanda do mercado de trabalho”, explica Sandra Moreira, assistente social do CAEFA.
Cada turma passa por aulas de qualificação antes de ser encaminhada para o trabalho nas empresas. No módulo I do programa, são 152 horas de treinamento em oficinas que promovem o desenvolvimento social e profissional dos jovens. Estão neste módulo as aulas de núcleo central, saúde e qualidade de vida, comunicação, administração e organização do trabalho, informática, excelência no atendimento ao cliente e marketing pessoal.
“O grande diferencial do CAEFA, hoje, é a metodologia utilizada nessas aulas. Trabalhamos com adolescentes que têm energia de sobra e pensando nisso, elaboramos a metodologia na qual predominam as estratégias vivenciais e de natureza lúdico-analógica. Nelas, temos jogos que reproduzem, de forma análoga, as características das situações reais com as quais o curso propõe trabalhar”, ressalta Sandra Moreira.
A assistente social explica ainda que até mesmo a disposição em círculo dos alunos em sala possibilita maior discussão e interação nas aulas. Além disso, as atividades contam com músicas, filmes, desenhos animados, teatro, ginástica laboral, leitura, elaboração de textos e outros materiais de apoio. Os resultados já são claros: aprendizes motivados e qualificados produzindo melhor e muito mais nas empresas onde trabalham.
“Do conhecimento ao comportamento, do modo de agir à forma de pensar a vida e enxergar além, participar do CAEFA e do Programa de Aprendizagem significa uma grande transformação. Para muitos, é a primeira chance de se descobrirem importantes, úteis e capazes de sonhar com um futuro melhor para eles mesmos e até para os seus responsáveis. De se descobrirem gente. Cidadãos”, completa Sandra.
Ela salienta que para as empresas que contratam os aprendizes, o retorno é garantido. “Ao mesmo tempo em que as empresas têm a chance de formar tecnicamente novos profissionais, elas já têm à disposição jovens qualificados e motivados. É um investimento com retorno garantido – social e de capital”.