segunda, 18 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

CAEFA e PAE abrem inscrições para evento gratuito em agosto

O CAEFA (Centro de Apoio à Educação e Formação do Adolescente), em parceria com o PAE (Posto Sebrae de Atendimento ao Empreendedor), abre inscrições para a palestra “A empresa e…

O CAEFA (Centro de Apoio à Educação e Formação do Adolescente), em parceria com o PAE (Posto Sebrae de Atendimento ao Empreendedor), abre inscrições para a palestra “A empresa e os novos tempos”, voltada para empresários de Fernandópolis e região. O evento será realizado dia 19 de agosto, às 19h, no Teatro Municipal Merciol Viscardi. A entrada é um quilo de alimento não perecível (exceto sal) ou um litro de leite.

O palestrante é Vitor Hiroto Yamashita, do Sebrae-SP. Ele é engenheiro industrial mecânico, com MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Tem 25 anos de experiência em planejamento industrial, organização e controle de produção, produtividade e qualidade adquirida em empresas do setor automobilístico, metalúrgico, transporte rodoviário e moveleiro. Yamashita é consultor de Produtividade, Administração Geral e Financeira do Sebrae-SP desde 1997.

O objetivo da palestra é apresentar de forma clara e objetiva qual deve ser a nova postura do empresário brasileiro diante das exigências e dificuldades do mundo atual, apresentando as mudanças que deverão se efetivar. No conteúdo da explanação, Vitor Yamashita apresentará as visões do futuro que se apresentavam no século XX, o cenário atual do mundo globalizado, a necessidade de mudança nos paradigmas das empresas e ainda caminhos que poderão ser criados neste novo cenário.

No evento, o CAEFA apresentará ainda um pouco do trabalho que desenvolve com a formação profissional de adolescentes em Fernandópolis. “É importante que o empresariado conheça o trabalho do CAEFA e que apóie essa entidade, que com técnicas sérias e especializadas realiza a formação de jovens no programa Aprendiz do CAEFA. Neste programa, em dois anos de capacitação, o adolescente conta com um currículo amplo de orientações que incluem treinamento em atendimento, relacionamento inter-pessoal, cuidados com a saúde e até mesmo aulas de teatro e música”, explica Sandra Moreira, assistente social do CAEFA.

Ela lembra que a entidade atua desde 1970 em Fernandópolis e desde então já ajudou na formação de 10 mil adolescentes, que se transformaram em profissionais que contribuem para uma sociedade melhor e mais justa.

Atualmente, o Centro de Apoio a Educação e Formação de Adolescentes atende 180 jovens, que passaram por uma primeira triagem antes de serem aceitos nos programas desenvolvidos pela instituição. Assim que o adolescente entra no CAEFA, passa por 152 horas de treinamentos e cursos de capacitação antes de ser absorvido pelo mercado de trabalho. São oficinas de marketing pessoal, atendimento ao cliente, comunicação, oficina de saúde, hábitos alimentares, de higiene e informática, onde aprende a digitar texto, enviar e-mail e mala direta. Após a contratação, o jovem aprendiz somente se ausenta do trabalho duas horas por semana para participar de outros cursos de capacitação e esclarecer dúvidas encontradas no dia-a dia do mercado de trabalho.

Para Celso Martins, presidente do CAEFA, além de participar de uma palestra muito interessante, o evento é a chance de aproximar o empresariado do CAEFA. “Contratar um jovem aprendiz, atualmente, é um investimento. Já percebemos com clareza que já falta mão-de-obra em algumas áreas e se não investirmos na qualificação de jovens para assumir esses postos de trabalho, logo teremos problemas sérios com a contratação de profissionais. O CAEFA faz muito bem essa orientação profissional do jovem e, para a empresa, também se torna um ato de responsabilidade social contratar um adolescente que optou pelo trabalho e estudos e não optou pelo caminho mais fácil da criminalidade”, ressalta.

As inscrições para a palestra “A empresa e os novos tempos” podem ser feitas no CAEFA, pelo telefone (17) 3442 3111, com Noemi.

Notícias relacionadas