Uma cadela ficou ferida após ser arremessada de um viaduto no último final de semana, em Lorena, no interior de São Paulo. Moradores que presenciaram o crime resgataram o animal, que está com diversas fraturas e sem conseguir andar.
Segundo o relato de moradores, dois homens, ainda não identificados, jogaram a cadela de um viaduto que fica na rua Conselheiro Rodrigues Alves, na noite do último sábado (22), por volta das 19h. O animal sofreu uma queda de pelo menos 4 metros.
Na queda, a vira-lata fraturou o fêmur e quebrou uma pata, além de ficar com outros ferimentos pelo corpo. Ela foi socorrida por voluntários da União Protetora dos Animais, que foram acionados por moradores.
O animal recebeu os primeiros-socorros e foi batizada com o nome de Luz pelos cuidadores. Sem conseguir andar, sentindo dores e com dificuldade para se alimentar, a cadela agora precisará passar por procedimentos cirúrgicos de alto custo.
“A Luz precisa fazer duas cirurgias, pois ela quebrou a pata da frente e a de trás do lado direito. Ela está internada, não está conseguindo andar, porém está se alimentando. A gente fica revoltado, né! É um absurdo, um animal tão doce, por qual razão jogar? Qual o motivo de fazer essa maldade? Não tem explicação”, afirmou Paola Giordani, responsável pela União Protetora dos Animais na cidade.
O crime gerou revolta dos moradores, que fizeram uma campanha em uma rede social para tentar arrecadar dinheiro para custear o tratamento da cadela, que é estimado em cerca de R$ 4 mil.
Segundo Paola, esse já é o terceiro animal que foi jogado do mesmo viaduto na cidade de Lorena.
“A gente pede para que a prefeitura coloque câmeras ali para coibir isso, é a terceira vez que jogam um cachorro do mesmo viaduto. O primeiro conseguimos salvar, o segundo quebrou a costela e faleceu, e agora esse terceiro que, se Deus quiser, vamos conseguir salvar também. As câmera que tem não pegam lá e isso não pode ficar impune”, afirmou.
A União Protetora dos Animais abriu uma campanha nas redes sociais pedindo a colaboração da população para ajudar nos gastos da cirurgia da Luz.
“A campanha deu certo, tanto que ela já vai ser operada, conseguimos o valor final. Nós somos uma associação que cuida de 220 cães em situação de abandono, como a Luz. Essa na semana é a segunda cachorra com problemas ortopédicos, que é o mais caro, e nós só temos a ajuda da população. Graças a Deus eles tem ajudado a gente”, disse.
Luiz Gustavo Simões Nunes, médico veterinário que irá fazer a cirurgia na Luz, contou um pouco sobre o quadro de saúde do animal e os riscos do procedimento.
“A Luz aparentemente está bem, ela entra no procedimento cirúrgico ainda nesta quarta-feira (26). Com a queda, ela quebrou a patinha da frente e uma patinha de trás. A fratura na pata da frente foi mais tranquila, a de trás que está mais delicada, vamos fazer uma reconstrução no osso, faremos de tudo para que ela fique bem”, afirmou.
Segundo os moradores, o caso não chegou a ser reportado para a Polícia Civil e Polícia Militar. Eles acionaram apenas a prefeitura, em busca de imagens de câmeras de monitoramento, que pudessem ajudar na identificação da dupla que arremessou o cão.
Como denunciar?
Maus-tratos contra animais é crime e a pena pode chegar a cinco anos de prisão. As denúncias podem ser feitas de forma anônima, por meio do Disque Denúncia (181) ou pelo site da Secretaria de Segurança Pública.
Também é possível denunciar o crime de maus-tratos diretamente na Delegacia Eletrônica de Proteção Animal (Depa). Caso a pessoa presencie uma situação em flagrante, deve acionar o 190.
O que diz a prefeitura
Por meio de nota, a prefeitura de Lorena disse ter conhecimento sobre o caso do cachorro ferido que foi arremessado do viaduto e que tentou verificar o ocorrido nas câmeras mais próximas, mas não conseguiu nenhuma imagem.
Segundo a prefeitura, há uma programação para instalar mais câmeras na cidade e, diante dessa circunstância, a administração analisa a possibilidade de colocar futuramente câmeras próximas ao viaduto.