Aconteceu no dia 10 de outubro, na Escola Dr. Euphly Jalles, uma competição de basquete com integrantes do CAD (Clube Amigos dos Deficientes) de São José do Rio Preto. O evento ocorreu para comemorar as novas instalações da escola, que agora conta com elevadores, passarelas e banheiros adaptados para os deficientes físicos.
O projeto de reforma que atende a lei de acessibilidade teve apoio da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), e foram utilizados recursos do Governo do Estado. O valor da obra foi de R$ 548.000,00. A ADERJ, em parceria com a prefeitura, patrocinou a vinda dos jogadores deficientes que se apresentaram na comemoração.
Estiveram presentes no local o prefeito Humberto Parini, vereadores, secretários municipais, o presidente da ADERJ Anísio Martins Ferreira Filho, a delegada de ensino Marlene Jacomassi, professores e diretores. Presente entre os jogadores de basquete, estava Paulo Jatobá, atleta das paraolimpíadas. Paulo já jogou em Atenas e é presidente do Conselho Municipal dos Deficientes Físicos de São José do Rio Preto.
Na abertura do evento, foi executado o Hino Nacional e o Hino de Jales. Na ocasião, Parini e demais autoridades discursaram sobre a inclusão social e sobre a legislação do deficiente físico, que deve ser fiscalizada tanto pelo poder público quanto pela sociedade. “É preciso acabar com o preconceito que ainda existe na sociedade em relação aos deficientes físicos. Temos que dar a eles todo o apoio, proporcionando-lhes oportunidades.” – concluiu Parini.