Um cachorro foi encontrado em situação de maus-tratos nesta última terça-feira, (20/06/2023), em uma chácara de Potirendaba (SP).
Após receber denúncias, protetores e policiais civis foram até o imóvel. Como não havia ninguém em casa, os policiais precisaram cortar o cadeado do portão para ter acesso ao imóvel.
O cão estava amarrado pelo pescoço em uma corrente curta, presa em uma janela. De acordo com os policiais, o caso confira maus-tratos.
Quando as equipes deixavam o local junto com o animal, a tutora apareceu na residência. Ela alegou que deixa ele amarrado para poder ir trabalhar, já que, quando está solto, dá trabalho.
A mulher se comprometeu em não deixar mais o cachorro amarrado e ficou então novamente com sua tutela. Entretanto, um boletim de ocorrência foi lavrado e ela responderá pelo crime em liberdade.
“Este caso serve como alerta para que outras pessoas não cometam o mesmo crime. Deixar animal acorrentado ou amarrado configura crime de maus-tratos e é permitido”, afirma o protetor Wilson Oliveira, que participou do resgate.
O crime de maus-tratos prevê pena de 2 a 5 anos de prisão, além da perda da tutela do animal e também pagamento de multa.