Um cacho de uvas de um tipo exclusivo, que só é cultivado no Japão, foi adquirido na quinta-feira em um leilão no país asiático por 1,1 milhões de ienes (cerca de 36 mil reais). A fruta é considerada um símbolo de status no Japão e foi comprada por um supermercado da província de Hyogo.
As uvas ficarão expostas na loja e depois algumas amostras serão distribuídas entre os clientes, revelou Takamaru Konishi, representante do estabelecimento encarregado de realizar a compra. O cacho de luxo foi o mais caro já leiloado do tipo Ruby Roman, que se cultiva unicamente na província de Ishikawa. No mês de maio, o mesmo supermercado adquiriu dois melões Yubari por uma quantia de 3 milhões de ienes (98 mil reais).
Considerada a variedade de uva mais cara do mundo, a Ruby Roman é vendida via leilões desde 2008 e os agricultores da região esperam comercializar 20 mil cachos na temporada de 2016, que vai até setembro.
O tipo é caracterizado por sua cor vermelha profunda e o grande tamanho: o cacho não é vendido a menos que cada uva pese 20 gramas ou mais.