A Ypê, marca do segmento de produtos de limpeza no Brasil, anunciou a doação de R$ 1 milhão para a construção de uma nova fábrica da vacina contra o coronavírus no Brasil, junto com o Instituto Butantan, na capital paulista.
A doação foi direcionada para a organização social Comunitas, que atua em parceria com o governo de São Paulo. A ideia é usar o montante para ampliar a produção de 100 milhões de doses da Coronavac por ano. A parceria foi firmada pela Ypê nesta semana junto com o governador do estado de São Paulo, João Doria, e o presidente da InvestSP, Wilson Mello, em reunião do Comitê Empresarial Solidário e Econômico.
”A Ypê acredita na união de forças como elemento essencial para o enfrentamento da pandemia. Por isso, nos engajamos em ações que façam a diferença no combate à doença e ajudem de maneira direta e solidária a população brasileira”, afirmou Waldir Beira Júnior, presidente da companhia.
A nova fábrica também permitirá que a vacina seja produzida 100% em território nacional, sem a necessidade de importar o Insumo Farmacêutico Ativo (IFA), matéria-prima usada para fabricar o imunizante.
DOAÇÕES
A CoronaVac é resultado da parceria entre o Instituto Butantan e a farmacêutica chinesa Sinovac. Diversas empresas têm movido esforços e recursos para acelerar a produção das vacinas. Até agora, 40 delas já doaram R$ 186,6 milhões para a viabilização da nova fábrica.
A instalação irá ocupar 7 mil m², com tamanho quase quatro vezes maior que a atual fábrica do Instituto Butantan, que tem 1.880 m². Além de produzir a CoronaVac, também será possível a fabricação de outros imunizantes. A projeção de entrega da fábrica é para setembro deste ano, com a produção das primeiras doses de vacina já em dezembro.