O ministro Celso Amorim (Relações Exteriores) disse que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu os cumprimentos pela reeleição de vários líderes internacionais. Entre os telefonemas recebidos estão o do presidente George W. Bush (Estados Unidos) e dos primeiros-ministros Tony Blair (Reino Unido) e José Luís Zapatero (Espanha).
Amorim afirmou que Bush pediu, em tom de brincadeira, ajuda a Lula para se reeleger nos Estados Unidos. Amorim disse que Bush afirmou no telefonema para Lula: “você teve vitória espetacular. Tem que me dar um pouco do seu know-how”.
Segundo Amorim, Bush convidou Lula para viajar aos Estados Unidos, e o presidente aceitou a oferta. A viagem, entretanto, ainda não tem data para acontecer.
“São telefonemas protocolares. Mas muito calorosos. O presidente Bush quer continuar trabalhando com o presidente Lula em vários temas”, afirmou Amorim.
O ministro disse que Lula deve receber à tarde os cumprimentos dos presidentes Nestor Kirchner (Argentina) e Álvaro Uribe (Colômbia).
Segundo ele, desencontros de agenda fizeram com que Lula não tenha tido ainda a oportunidade de conversar por telefone com os presidentes Evo Morales (Bolívia) e Hugo Chávez (Venezuela).