domingo, 17 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Brasitânia: ruas são preparadas para receber asfalto

As obras de asfaltamento no distrito de Brasitânia, iniciadas semana passada, entraram na fase de terraplanagem. Assim que a Prefeitura concluir o serviço de pavimentação o distrito terá 100% de…

As obras de asfaltamento no distrito de Brasitânia, iniciadas semana passada, entraram na fase de terraplanagem. Assim que a Prefeitura concluir o serviço de pavimentação o distrito terá 100% de ruas asfaltadas, levando mais qualidade de vida para toda a população local.

No total serão 2.745 m2 de pavimentação asfáltica distribuídos em cinco ruas: Primeiro de Maio; Rua das Américas; Rua Duque de Caxias; Rua São Paulo e Rua Minas Gerais. O distrito de Brasitânia faz parte do cronograma de obras da prefeitura de Fernandópolis, que até o final de 2008 investirá mais de R$ 7,5 milhões em asfalto, chegando a marca de 36 km de ruas asfaltadas.

“Trabalhamos para proporcionar qualidade de vida a população, e o asfalto com certeza é um benefício fundamental. Para isso, a Prefeitura idealizou uma lei para que moradores com renda familiar de até três salários mínimos e apenas um imóvel possam parcelar em até cinco anos a contribuição pela melhoria”, disse a prefeita Ana Bim.

Brasitânia fica a 19 km de Fernandópolis e de acordo com o último senso, tem uma população de 1.141 habitantes, sendo 735 na zona urbana e 406 na rural. O distrito em outros tempos esquecido recebe atenção especial da atual administração que vem trabalhando para isso: reconstruindo a ponte da Estrada da Cerâmica, único acesso de várias propriedades rurais ao distrito; revitalizando a praça da cidade, através da equipe de obras da Prefeitura que trabalhou durante os meses de junho e julho realizando serviços de poda das árvores, plantio de novas mudas, construção de guias, reparos na pavimentação, limpeza, pintura e sinalização de solo.

A Diretoria Municipal de Desenvolvimento Sustentável apóia e contribui a mais de um ano com a MAB (Mulheres Artesãs de Brasitânia), no desenvolvimento e geração de renda, cerca de 20 pessoas são beneficiadas. Elas produzem bordados e artesanatos manuais e semi-industriais. Este ano, o apoio da Prefeitura se consolidou com a autorização do Prodeic (Programa de Desenvolvimento Industrial e Comercial), foi cedido um imóvel municipal para que possam desenvolver seus trabalhos, cursos e treinamentos.

Além disso, o executivo está firmando parceria junto ao SAI (Sistema Agroindustrial Integrado) do Sebrae para viabilizar melhores condições de trabalho para um grupo de 10 pessoas que estão aprendendo a fazer doces caseiros com frutas locais para serem comercializados em toda região, gerando assim, mais oportunidades de emprego e renda para os moradores do distrito. A área da saúde não foi esquecida e, desde o começo desse ano, Brasitânia conta com as Unidades de Saúde da Família (PSF) e de Tratamento Bucal, que atende todos os moradores. São 340 consultas generalistas por mês (clínico geral, pediatra e ginecologista). Já a Unidade de Tratamento Bucal atende 160 pacientes por mês.

Notícias relacionadas