sábado, 16 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Brasitânia: parte fundamental da história de Fernandópolis

A história de Brasitânia começa com os pioneiros que desbravaram a mata com luta, perseverança e a mudança em um carro de boi. No dia 6 de agosto, mais uma…

A história de Brasitânia começa com os pioneiros que desbravaram a mata com luta, perseverança e a mudança em um carro de boi. No dia 6 de agosto, mais uma página dessa história será escrita. O 61º aniversário do distrito será comemorado domingo, dia 5 de agosto, a partir das 9h, na praça, com ato e desfile cívico e a inauguração do PSF e Saúde Bucal.

Brasitânia fica a 19 km de Fernandópolis e de acordo com o último senso, tem uma população de 1.141 habitantes, sendo 735 na zona urbana e 406 na rural. Apesar de muitos julgarem ser um pedaço do município esquecido, a prefeita Ana Bim vem trabalhando para mudar essa perspectiva: reconstruindo a ponte da Estrada da Cerâmica, único acesso de várias propriedades rurais ao distrito; revitalizando a praça da cidade, através da equipe de obras da Prefeitura que trabalhou durante os meses de junho e julho realizando serviços de poda das árvores, plantio de novas mudas, construção de guias, reparos na pavimentação, limpeza, pintura e sinalização de solo.

Através da Diretoria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, que apóia e contribui a mais de um ano com a MAB (Mulheres Artesãs de Brasitânia), no desenvolvimento e geração de renda, cerca de 20 pessoas são beneficiadas. Elas produzem bordados e artesanatos manuais e semi-industriais. Este ano, o apoio da Prefeitura se consolidou com a autorização do Prodeic (Programa de Desenvolvimento Industrial e Comercial), foi cedido um imóvel municipal para que possam desenvolver seus trabalhos, cursos e treinamentos.

Além disso, o executivo está firmando parceria junto ao SAI (Sistema Agroindustrial Integrado) do Sebrae para viabilizar melhores condições de trabalho para um grupo de 10 pessoas que estão aprendendo a fazer doces caseiros com frutas locais para serem comercializados em toda região, gerando assim, mais oportunidades de emprego e renda para os moradores do distrito. A área da saúde não foi esquecida e, desde o começo desse ano, Brasitânia conta com as Unidades de Saúde da Família (PSF) e de Tratamento Bucal, que atende todos os moradores. São 340 consultas generalistas por mês (clínico geral, pediatra e ginecologista). Já a Unidade de Tratamento Bucal atende 160 pacientes por mês.

Fundado em 6 de agosto de 1946, foi formado a partir do loteamento das terras dos proprietários do espigão do Santa Rita, João Guerreiro Conde e Joaquim Eleotério, que em 1945 disputavam o poder econômico da região. No sentido de sacramentar a posição, loteiam parte de suas terras para edificar uma vila, embora existam boatos que a Fazenda estava povoada desde meado de 1940. Em 1942 residiam na região várias famílias. Desde a fundação, o distrito teve grande variedade de comércios, originando em décadas seguintes, lojas marcaram a história. Um grande exemplo foi a confecção de bordados, iniciada em 1977 com apenas nove máquinas por dona Faustina Dias França, que fez o distrito ficar conhecido em toda região.

O nome é uma homenagem às nacionalidades dos fundadores do distrito: a espanhola (de João Guerreiro Conde) e a brasileira (de Joaquim Eleotério) – Brasil + Tânia (nome muito comum na Espanha) originando Brasitânia.

Notícias relacionadas