Justiça Eleitoral quer estimular a participação de jovens eleitores nos pleitos desse ano. A partir dessa semana, emissoras de rádio e televisão de todo o país vão veicular uma campanha para incentivar os jovens de 16 a 18 anos de idade a tirar o título eleitoral.
Aqui no país o voto só é obrigatório para os maiores de 18 anos. No entanto, quem já tem ou vai fazer 16 anos antes das eleições também pode ajudar a eleger os novos representantes no governo.
Para isso, é só ir até o próximo dia 9 de maio a um cartório eleitoral levando documento de identidade e comprovante de residência. Não paga nada. A emissão do título é gratuita.
Vale lembrar que 9 de maio também é o último dia pra quem já tem título de eleitor e precisa regularizar a situação do documento.
O cidadão que não está em dia com a Justiça Eleitoral não pode, por exemplo, tirar o CPF e nem participar de concurso para cargos públicos. Além disso, fica impossibilitado de tirar ou renovar passaporte e se matricular em colégios e faculdades, além de outras dificuldades.