quarta, 20 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Brasileiros prejudicados por apagões sofrem na hora de receber a indenização

Brasileiros devem ter dificuldades, se quiserem ser indenizados por prejuízos causados pelo apagão da última semana. Pelo menos balanço da Agência Nacional de Energia Elétrica, a Aneel, mostra que, quando…

Brasileiros devem ter dificuldades, se quiserem ser indenizados por prejuízos causados pelo apagão da última semana.

Pelo menos balanço da Agência Nacional de Energia Elétrica, a Aneel, mostra que, quando a energia é cortada de forma inesperada, em muitos casos, quem paga a conta é a população.

Do começo do ano para cá, cerca de 100 mil consumidores abriram processo de ressarcimento, após terem algum eletrodoméstico ou aparelho eletrônico queimado, por conta de blecautes.
Porém, quase metade dos pedidos de indenização são negados.

Isso acontece porque, de fato, nem sempre as operados de energia são as responsáveis pelos danos, o que torna o processo ainda mais complicado e demorado, dificultando a vida de quem precisa receber o dinheiro.

Porém, a Aneel esclarece que, após aberto o pedido, cabe às fornecedoras de energia provar que não foram elas que causaram os prejuízos.

Quanto ao apagão que afetou boa parte do País, na última semana, especialistas lembram que os consumidores podem e devem procurar seus direitos e que, por lei, as companhias de energia têm até 45 dias para indenizar os clientes.

Notícias relacionadas