sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Brasil terá segundo turno. Dilma e Serra voltam a se enfrentar nas urnas

Com 98% das urnas apuradas em todo território nacional, os números indicam que a candidata Dilma Roussef e o tucano José Serra voltam a se enfrentar no dia 31 de…

Com 98% das urnas apuradas em todo território nacional, os números indicam que a candidata Dilma Roussef e o tucano José Serra voltam a se enfrentar no dia 31 de outubro.

A candidata petista obteve 46,28% contra 32,88%. de José Serra, Marina Silva, do PV, registrou 19,67% dos votos válidos, e Plínio de Arruda Sampaio, 0,89%.

Com estes resultados está matematicamente garantido o 2º Turno.
A eleição presidencial será decidida em segundo turno entre os candidatos Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB), de acordo com os números do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Agora, a partir do dia 05 até o dia 29 de outubro, os candidatos poderão retornar a fazer campanha, distribuir materiais de campanha, realizar comícios e carreatas.

Os candidatos

A candidata Dilma Rousseff, 62 anos, é ex-ministra da Casa Civil. Na campanha eleitoral, contou com o engajamento do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, cujo governo registrou recordes de aprovação – na última pesquisa Ibope.

Já José Serra, de 68 anos, foi deputado federal, senador, ministro da Saúde e do Planejamento, prefeito de São Paulo e governador do estado.Durante a campanha, afirmou que é mais preparado e experiente do que Dilma para assumir o cargo de presidente. Não criticou o presidente Lula, e disse que, se eleito, manterá os progressos obtidos pelo atual governo. Defendeu, no entanto, que as políticas sociais de sucesso foram iniciadas durante o governo FHC, antecessor de Lula.

NO SENADO

O tucano Aloysio Nunes Ferreira é o primeiro senador eleito pelo PSDB em São Paulo desde 1994. O resultado contrariou as últimas pesquisas de voto que mostravam a vitória dos dois candidatos apoiados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e deixavam o tucano em terceiro lugar na disputa.A vitória de Aloysio foi confirmada pela Justiça Eleitoral no momento em que 90% das urnas paulistas haviam sido apuradas. O tucano tinha 30,6%, enquanto Marta Suplicy (PT) e Netinho de Paula (PC do B) contabilizavam, respectivamente, 22,4% e 20,9% dos votos.O voto foi consolidado em cima da hora, como era a esperança dos tucanos

Notícias relacionadas