A Federaluz, de jurisdição estadual, recebeu autorização do seu Conselho de Representantes para se tornar nacional. Será a Fenatema (Federação Nacional dos Trabalhadores de Energia, Água e Meio Ambiente), entidade focada na infraestrutura dos três setores.
A Fenatema atuará para buscar melhores condições de trabalho e salários para os funcionários desses setores, além de defender as práticas corretas visando à sustentabilidade.
A nova federação será inorgânica, ou seja, desvinculada de qualquer central sindical. Essa opção possibilitará que todos os sindicatos, independentemente de ligação política, possam filiar-se à Fenatema.
“Neste momento em que os recursos naturais estão escassos e o País necessita de mais energia, é de extrema importância ter uma entidade apartidária, que se encarregue plenamente de cuidar tanto dos interesses dos trabalhadores, quanto nacionais, como aspectos”, diz o presidente da Fenatema, Eduardo Annunciato.
De acordo com Annunciato, logo após a publicação do edital já surgiram consultas de diversas entidades sindicais interessadas em se integrar ao projeto.