Em setembro, o Brasil bateu recorde de turistas estrangeiros, segundo levantamento da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur). O aumento de 26% em relação ao mesmo mês de 2023 reflete o maior crescimento desde o início da pesquisa, em 1989. Até o nono mês de 2024, quase cinco milhões de turistas internacionais desembarcaram no país.
A Embratur aponta que campanhas de divulgação e a ampliação da malha aérea, com 14 novas rotas em 2023 e 11 em 2024, foram decisivas para esse crescimento. Além das praias, cidades como São Paulo atraem turistas por suas atividades culturais e gastronômicas.
O Rio de Janeiro também apresentou alta expressiva, com um crescimento de 41% no número de turistas estrangeiros. Na Bahia, o aumento foi de 69%, enquanto em Santa Catarina o número chegou a impressionantes 164%.
Segundo Jurema Monteiro, presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), o setor aéreo brasileiro ainda tem espaço para crescer, mas há desafios, como a melhoria do ambiente de negócios e a capacidade de investimento.