A licitação para a construção da rua com 10 curvas sinuosas em São Joaquim, na Serra de Santa Catarina, será lançada na quinta-feira (1º). Segundo a prefeitura, essa será a rua mais sinuosa do mundo
“Vamos entrar para o Guiness Book, o livro dos recordes, como a rua mais sinuosa do mundo, que vai deixar de ser na Califórnia e passará a ser em São Joaquim,” afirmou o prefeito, Giovani Nunes.
O Complexo Turístico da Rua Sinuosa, como foi nomeado, engloba a construção de um mirante, balanço infinito, fonte para congelar no inverno e outras atrações.
A prefeitura afirmou que o projeto “deverá sair do papel muito em breve”, mas não divulgou datas.
Segundo o município, duas licitações foram realizadas em 2022, mas não houve interessados na época. Agora, o edital será relançado com recursos próprios do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), com valores e termos da proposta reajustados.
O investimento é estimado em cerca de R$ 3,75 milhões e deve impulsionar o desenvolvimento turístico e cultural do município, segundo a prefeitura.
A rua
Atualmente, conforme o Guinness Book, a rua com mais curvas do mundo fica na cidade de São Francisco, na Califórnia. Chamada de Lombard Street, o local tem oito curvas fechadas, é um dos pontos de referência mais populares da cidade norte-americana e já foi palco de vários filmes.
A obra é caracterizada pela prefeitura como um “ousadíssimo projeto que irá retirar este título”.
Além da rua com dez curvas sinuosas, a obra terá mirante para a cidade, balanço infinito, pergolado, uma nova escadaria para pedestres e fonte de água.
“Durante a descida da rua, as pessoas poderão fazer o uso de uma escadaria para caminhada e descida de veículos”, informou Giovani Nunes.