Com a classificação da seleção feminina para a final do vôlei, o Brasil garantiu a 20ª medalha nas Olimpíadas de Tóquio. O número é um recorde do esporte brasileiro em Jogos Olímpicos, superando o desempenho obtido há cinco anos, quando o país conquistou 19 medalhas no Rio de Janeiro, em 2016.
O Brasil tem 16 medalhas no momento nas Olimpíadas de Tóquio: são quatro ouros, quatro pratas e oito bronzes. No entanto, mais quatro medalhas estão garantidas, todas em finais que ainda serão disputadas: futebol masculino, vôlei feminino e boxe, com Beatriz Ferreira e Hebert Conceição.
Recorde na história do país em Jogos Olímpicos, o desempenho está acima dos melhores que o esporte brasileiro já registrou. Antes das Olimpíadas de Tóquio, o Brasil conquistou as citadas 19 medalhas na Rio-2016 e também obteve 17 conquistas em outras duas ocasiões: em Pequim-2008 e Londres-2012.
A delegação brasileira ainda pode contar com mais outras medalhas em Tóquio. Isaquias Queiroz é um dos favoritos na canoagem. Além do atleta no esporte individual, o Brasil ainda conta com o vôlei masculino, que vai decidir a medalha de bronze contra a Argentina, e a equipe do hipismo, classificada para a final dos saltos.
Entretanto, o esporte brasileiro pode ficar de olho também no número de medalhas de ouro. O recorde de ouros também foi na Rio-2016, com sete. Considerando que o Brasil tem quatro finais pela frente, existe a possibilidade de o país alcançar o recorde de oito oito medalhas de ouro.
VEJA TODAS AS MEDALHAS
OURO
Ítalo Ferreira – surfe
Rebeca Andrade – ginástica artística
Martine Grael e Kahena Kunze – vela
Ana Marcela Cunha – maratona aquática
PRATA
Kelvin Hoefler – skate street
Rayssa Leal – skate street
Pedro Barros – skate park
Rebeca Andrade – ginástica artística
BRONZE
Daniel Cargnin – judô
Mayra Aguiar – judô
Fernando Scheffer – natação
Bruno Fratus – natação
Luisa Stefani e Laura Pigossi – tênis
Alison dos Santos – atletismo
Thiago Braz – atletismo
Abner Teixeira – boxe