sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Brasil 4D é escolhido melhor projeto de interatividade para TV

Pelo segundo ano consecutivo, o projeto Brasil 4D, idealizado pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), ganhou o Prêmio SET, concedido pela Sociedade de Engenharia de Televisão. A iniciativa foi vitoriosa…

Pelo segundo ano consecutivo, o projeto Brasil 4D, idealizado pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), ganhou o Prêmio SET, concedido pela Sociedade de Engenharia de Televisão. A iniciativa foi vitoriosa na categoria melhor “Projeto de interatividade para televisão”.

O resultado foi anunciado nesta segunda-feira (25), durante o Congresso da SET, que teve início no último dia 24 e se encerra nesta quarta-feira (27), em São Paulo.

O Prêmio SET está em sua quinta edição e ocorre por meio de votação na internet. Seu objetivo é agraciar profissionais e empresas de TV que se destacaram no ano pelo desenvolvimento de projetos inovadores.

Para o coordenador do projeto na EBC, André Barbosa, este “é um momento de coroação do Brasil 4D, na medida em que há um reconhecimento, por dois anos consecutivos, de uma entidade representativa como a SET, que reconhece o progresso ocorrido no projeto em curso no Distrito Federal, com relação ao projeto-piloto da Paraíba.”

Além de dois prêmios SET – em 2013, venceu na categoria “Interatividade desenvolvida para a televisão digital terrestre baseada no middleware GINGA”-, o Brasil 4D já foi contemplado com o prêmio Frida 2014 e com uma menção especial pela contribuição para a TV aberta no encontro LA Cumbre TV Abierta 2013.

Brasil 4D – O projeto reúne, com a utilização da tecnologia Ginga, as principais diretrizes de políticas públicas de governos para as esferas federal, estaduais e municipais, convertendo-as em conteúdos audiovisuais e aplicativos que permitem o acesso do cidadão às informações acerca dos serviços disponibilizados.

É destinado para a população de baixa renda porque oferece interatividade e orientação sobre serviços públicos pela televisão, de forma gratuita, não comprometendo a renda familiar, o que não ocorreria se o acesso fosse realizado por meio da internet.

As quatro letras “D”, contidas na nomenclatura Brasil 4D, resumem e representam a missão do projeto:

• Digital – universalização da televisão digital e de suas potencialidades, de acordo com o decreto nº 5.820/2006, que estabeleceu as regras para implantação do Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre. A televisão digital permite o acesso da população, em canal aberto e gratuito, não apenas ao conteúdo das emissoras, mas também à internet (músicas, jogos, programas de software, jornais e filmes) e a seus múltiplos usos, de forma interativa, com a oferta de múltiplos canais;

• Desenvolvimento com novas tecnologias de informação, promovendo a pesquisa, que gera mudança de realidade e impulsiona a sociedade do conhecimento;

• Diversidade, uma vez que, com a televisão digital em todo o país, será possível ver e estimular a diversidade brasileira, com seus diferentes sotaques e culturas;

• Democracia, com a participação maior dos cidadãos nos conteúdos e serviços oferecidos pelo poder público, por meio da interatividade da TV Digital.

Notícias relacionadas