sexta, 25 de outubro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Bombeiros simulam tragédia durante jogo em ginásio

Um tumulto generalizado durante uma partida no Ginásio Esportivo Anuar Pachá, no Conjunto Esportivo do Parque Iracema, deixou dois mortos e vários feridos, na manhã de sábado, em Catanduva. Esse…

Um tumulto generalizado durante uma partida no Ginásio Esportivo Anuar Pachá, no Conjunto Esportivo do Parque Iracema, deixou dois mortos e vários feridos, na manhã de sábado, em Catanduva. Esse foi o cenário montado pelo Corpo de Bombeiros da cidade que realizou simulado de pronto-socorro e atendimento a casos de tragédia.

Além do Corpo de Bombeiros, o treinamento também envolveu membros da Liga do Trauma, médicos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e membros da Guarda Civil Municipal (GCM).

“No caso dessa simulação, tivmos três tipos de vítimas: as graves, intermediárias e leves. Dependendo da gravidade do problema, essas pessoas são atendidas sobre lonas coloridas, que representam o tipo de problema da pessoa”, explicou José Luciano Val, tenente do Corpo de Bombeiros local.

As cores das lonas são vermelho, amarelo, verde e preto. “Quando ocorre esse tipo de acidente, prioridades no atendimento são as vítimas que estão sobre a lona vermelha e amarela. Nas lonas verdes estão os que necessitam de atendimento pouco intenso. Nas lonas pretas, ficam as vítimas que eventualmente entraram em óbito”, detalhou.

Durante o treinamento, foram envolvidos três viaturas do Corpo de Bombeiros, quatro do Samu e um total de 21 profissionais (12 do Samu e 9 dos Bombeiros).

“Esse tipo de treinamento é extremamente importante. Não adianta realizar simulados de salvamentos em metrôs, por exemplo, se aqui não tem isso. O que ocorreu foi dentro da realidade de Catanduva e a avaliação foi positiva”, analisou o médico Ricardo Gonzaga, coordenador geral do Samu de Catanduva.

Para o especialista, performances do gênero são benéficas para a população. “Se realmente vier a ocorrer um problema desse tipo, os moradores de Catanduva serão bem atendidos”, finalizou.

Notícias relacionadas