sábado, 23 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Bombeiros isolam Praça por causa das abelhas

A visita de um enxame de abelhas européias à Praça da República fez com que o Corpo de Bombeiros isolasse parte da área como segurança da população. Segundo informações do…

A visita de um enxame de abelhas européias à Praça da República fez com que o Corpo de Bombeiros isolasse parte da área como segurança da população.

Segundo informações do comandante do Corpo de Bombeiros de Catanduva, 2º tenente José Luciano Val, os funcionários da prefeitura que fazem a manutenção do local acionaram a viatura e informaram que um enxame com milhares de abelhas estava em um dos postes de iluminação.

Com a chegada dos bombeiros, imediatamente foi feito o isolamento de uma pequena área da praça para evitar possíveis ataques.

“As abelhas são de espécies européias e consideradas perigosas. A quantidade de picadas pode provocar várias reações nas pessoas, como, por exemplo, tampar a garganta causando problemas respiratórios, desmaios, alterar batimentos cardíacos e em casos mais graves a própria morte se a pessoa for alérgica ou se a quantidade de ferroadas atingir um só local, os problemas serão maiores”, explicou.

O enxame localizado na praça, segundo os bombeiros, é um enxame migratório, devido ao calor e ao fato de a praça estar bastante florida. O isolamento foi feito para evitar-se possíveis ataques contra a população, qualquer alteração de som poderá ocasionar ataques. Dois soldados do Corpo de Bombeiros monitoraram por todo o dia as abelhas.

“Se as abelhas não dispersarem, partindo para outro lugar, serão exterminadas durante a noite”, afirmou o comandante.

Segundo o dermatologista e alergista José Carlos Ferrari de Araçatuba, a picada da abelha européia pode ocasionar alergia ou reação local. “O caso depende mais do paciente do que da abelha. Se a pessoa for alérgica e receber uma picada, poderá ocasionar sensibilidade grave, podendo causar parada cardíaca e até a morte. Se a pessoa não for alérgica ela até poderá receber várias picadas e nada de grave acontecerá”, explicou o médico.

Nos casos de picadas, o médico recomenda que o paciente seja encaminhado imediatamente ao pronto-socorro e, em locais distantes de hospitais, é essencial que a vítima seja medicada rapidamente com um antialérgico. “Se a vítima for alérgica, nos primeiros 15 minutos é possível ela apresentar falta de ar, por isso é recomendável correr para o hospital mais próximo”, concluiu Ferrari.

Abelha européia
A abelha-européia, conhecida cientificamente como Apis mellifera, é uma abelha social, de origem européia, cujas operárias medem de 12 mm a 13 mm de comprimento e apresentam pêlos do tórax mais escuros.

As abelhas oferecem mel, pólen, própolis e vivem em colméias, que podem ser artificiais ou naturais.

Notícias relacionadas