O ex-presidente Jair Bolsonaro se manifestou contra pedidos de impeachment contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele, que já tentou afastar o ministro Alexandre de Moraes do cargo em 2021, agora diz que a medida é “humilhante”.
“É humilhante falar em impeachment, eu sei disso. Cassar um ministro não é bom”, afirmou o ex-presidente em entrevista ao canal AuriVerde Brasil. Sem citar o nome de Moraes, ele pediu ara que o ministro “abaixe um pouquinho a guarda e tire esse coração de maldade da tua frente”.
A declaração de Bolsonaro foi dada em meio a uma pressão de seus aliados pelo impeachment de Moraes. O movimento se intensificou após o ministro suspender a rede social X (ex-Twitter), do bilionário Elon Musk, do país.
O próprio empresário tem defendido um impeachment do ministro, enquanto o senador bolsonarista Marcos do Val (Podemos-ES) tem acampado no plenário do Senado Federal como um protesto para afastá-lo do cargo.
Bolsonaro chamou a decisão de Moraes contra o X de “censura” e afirmou que a prisão dos bolsonaristas que participaram do ataque de 8 de janeiro de 2023 gera uma “desconfiança enorme” na população. “A gente não quer isso. A gente quer um supremo vibrante, que aja, defenda a Constituição”, completou.
Em 2021, Bolsonaro apresentou um pedido de impeachment contra Moraes ao Senado Federal. Na ocasião, ele alegou que o magistrado estaria perseguindo seu governo por ações no Supremo e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).