O presidente Jair Bolsonaro publicou em uma rede social uma lista com nomes e os números de candidatos apoiados por ele nas eleições municipais deste ano. A mensagem foi apagada neste domingo (15).
A lista incluía candidatos a senador por Mato Grosso, a prefeito e a vereador, em municípios como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Santos e Recife.
Na última semana, Bolsonaro usou o Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência, para fazer o que chamou de “lives eleitorais”, nas quais levava políticos aliados e pedia votos para candidatos apoiados por ele.
Ao todo, o presidente pediu voto para 59 candidatos nas transmissões ao vivo.
O uso do Alvorada para o pedido de votos é questionado no Supremo Tribunal Federal (STF) e no Tribunal de Contas da União (TCU).
Na última semana, o partido Rede Sustentabilidade ingressou com ações ou representações contra a utilização do Alvorada para propaganda eleitoral.
Na última quarta-feira (11), o vice-procurador-geral eleitoral, Renato Brill, remeteu a procuradorias regionais eleitorais de 13 estados (Amazonas, Bahia, Ceará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piaui, Rio de Janeiro, Roraima, São Paulo e Sergipe) uma representação do PT que aponta propaganda eleitoral irregular de Bolsonaro.