quinta, 14 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Bolsa Família pode receber reajuste

O valor do repasse do Bolsa Família poderá ser reajustado. É o que defende o ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias. Cotado por grupos políticos do…

O valor do repasse do Bolsa Família poderá ser reajustado. É o que defende o ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias. Cotado por grupos políticos do PT para permanecer à frente do comando dos programas sociais do governo Lula, Patrus afirmou que já negocia com o presidente um possível reajuste do Bolsa Família. Segundo ele, o benefício precisa passar por um aumento para continuar cumprindo o papel de auxiliar as famílias carentes.

Vamos intensificar o Bolsa Família. Não é vincular ao salário mínimo, não é comprometer as políticas de controle da inflação. Mas um reajuste adequado, por exemplo, vinculado à inflação, que tem sido baixa no país, que garanta que o programa cumpra com suas finalidades como está cumprindo.

Atualmente, o Bolsa Família atinge cerca de 11 milhões de famílias com renda per capita mensal de até 120 reais. O programa paga entre 15 e 95 reais e o valor varia de acordo com a renda e o número de crianças em idade escolar. Para permanecer no Bolsa Família, os beneficiados precisam comprovar a freqüência escolar e manter a vacinação em dia, além de fazer acompanhamento de saúde em gestantes e mulheres que amamentam. Em 2007, além de negociar um reajuste no benefício, o ministro Patrus pretende intensificar a inclusão de jovens do Bolsa Família com outros programas sociais, como o Primeiro Emprego.

Notícias relacionadas