Um panorama geral realizado pelo Ministério da Saúde indica que, em 2021, foram registrados 35.245 casos de HIV. O número representa 18,5% a menos do que os casos relatados em 2011.
Entre os homens de 14 a 29 anos, porém, no mesmo período, o número de casos passou de 6.641 ao ano para 7.970, equivalente a um aumento de 20%. Entre o grupo feminino, a tendência foi de queda.
Pesquisadores têm trabalhado em uma nova vacina contra o HIV. Ainda em fase experimental, o imunizante induziu uma resposta imunológica em 97% dos participantes na primeira fase do ensaio clínico. Foram 48 voluntários e, cada um deles, recebeu duas administrações de placebo, vacina de baixa dose ou vacina de alta dose com oito semanas de intervalo. Os relatórios dos pesquisadores mostram que nenhum efeito adverso grave em decorrência do imunizante foi registrado.
Os níveis de anticorpos foram semelhantes dos que receberam as doses baixas e altas da vacina, mas o último grupo apresentou um resultado imunológico maior. A vacinação enfrenta algumas dificuldades, como as rápidas mutações do vírus causador da doença.
Os cientistas que trabalham na busca do imunizante buscam resolver este problema enquanto desenvolvem um imunizante que estimulem as células B a induzir anticorpos neutralizantes.