O Núcleo Barão de Itararé do Rio de Janeiro confirmou que irá publicar, na íntegra, processo da Receita Federal que comprova sonegação de impostos da Globo Comunicação e Participações S.A. (Globopar), uma cifra estimada em mais de R$ 600 milhões.
O documento, que havia sido extraviado no ano passado, voltou a reaparecer e será divulgado simultaneamente neste domingo (13) após o encerramento da Copa do Mundo. A publicação dos autos será feita por diversos blogs que acompanham o caso. Após a divulgação, o documento será encaminhado à Polícia Federal, que não podia dar prosseguimentos à investigação sobre o grupo devido ao sumiço do processo.
A primeira parte do documento, de 25 páginas, foi divulgada no ano passado e encaminhada ao Ministério Público, que aceitou a denúncia e encaminhou o caso à Polícia Federal. No entanto, não foi possível dar prosseguimento à investigação porque o restante do documento foi extraviado por uma funcionária da receita, que chegou a ser presa.
Theófilo Rodrigues, do Barão de Itararé, revelou que o Núcleo irá aproveitar os próximos dias para divulgar a publicação dos documentos entre a imprensa. Nesta sexta a divulgação foi feita no Centro Aberto de Mídia da Copa, no Rio de Janeiro, em resumos em português, espanhol e inglês, para toda a imprensa internacional.
A partir de domingo, os documentos poderão ser acessados no site do Barão de Itararé, no blog “O Cafezinho”, entre outros blogs, e na página e comunidade do Facebook, “Mostra o DARF Rede Globo”.