quarta, 12 de novembro de 2025
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Blitz do Detran-SP em Votuporanga aborda 749 veículos e registra nove recusas ao bafômetro

Uma operação de fiscalização contra a alcoolemia realizada pelo Detran-SP em Votuporanga, na última sexta-feira (31/10), registrou nove motoristas que se recusaram a fazer o teste do bafômetro. A blitz, que tem o objetivo de prevenir acidentes causados pela combinação de álcool e direção, abordou 749 veículos no cruzamento das Avenidas José Marão Filho e dos Bancários.

O Detran-SP destacou que, tanto dirigir sob efeito de álcool (com índice de até 0,33 mg de álcool por litro de ar expelido) quanto se recusar a soprar o bafômetro são consideradas infrações gravíssimas, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Multas e Penalidades Severas

Em ambos os casos de infração, a multa é de R$ 2.934,70, e o condutor responde a um processo de suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Se houver reincidência em um período de 12 meses, a multa é dobrada, chegando a R$ 5.869,40.

Nos casos mais graves, quando o motorista é pego dirigindo embriagado e o teste do etilômetro aponta índice a partir de 0,34 miligramas de álcool, a situação é tratada como crime de trânsito. Além da multa e da suspensão da CNH, o motorista é conduzido à delegacia e, se condenado, pode cumprir de seis meses a três anos de prisão, de acordo com a Lei Seca.

Balanço Estadual

A fiscalização em Votuporanga integrou uma série de operações realizadas em 19 cidades do estado na última semana. No total, 11.411 veículos foram fiscalizados, resultando em 268 infrações por alcoolemia. Dessas, a grande maioria (251) foi por recusa ao bafômetro, 16 por direção sob efeito de álcool e uma por crime de trânsito (embriaguez ao volante).

O Detran-SP reforça seu compromisso com a prevenção de acidentes e a segurança no trânsito, buscando oferecer serviços de excelência aos cidadãos e incentivando um sistema de trânsito mais seguro.

Notícias relacionadas